quinta-feira, 25 de março de 2010

Memórias: MS Deutschland

Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com


No próximo dia 27 deste mês de Março (chegada prevista para as 7h00 e saída às 17h00), vindo das Caraíbas, via Faial e com destino ao Funchal, Ponta Delgada receberá um navio que, à primeira vista, não cativará muito os olhares mais distraídos nem despertará grande curiosidade de quem passará nas Portas do Mar.



Categoria: *****
Operadora: Peter Deilmann Cruises
Contrutor: Howalddswerk Deutsche Werft (328) Alemanha

Ano de Construção: 1998
Tonegagem: 22,400 t
Comprimento:175m
Boca: 23m
Calado: 5,8m
Potência: 2x MaK-DMR 8M32 Diesel + 2x MaK-DMR 6M32 Diesel (12,300kw combinados)
Velocidade de serviço: 20 nós
Capacidade máxima de passageiros: 560
Elementos de Tripulação: 270
Oficiais: Alemães
Vida a bordo: Premium/Deluxe
Bandeira: Alemanha



Pelo seu aspecto exterior, o Deutschland não nos impressiona muito se compararmos com outros navios que por cá vão passando, no entanto apraz-nos registar que certamente este será um dos mais luxuosos navios de cruzeiro que nos visitarão nos próximos tempos.

Enganem-se todos aqueles que pensam que o navio da companhia alemã Peter Deilmann possui todas aquelas características tão comuns à maioria dos cruzeiros actuais como discotecas, camarotes com balcões, casinos, escaladas e afins. O nosso visitante do próximo sábado foi especialmente concebido para um público requintado, muito requintado aliás, e, neste sentido, basta lembrar que os passageiros do malogrado último voo do Concorde se destinavam a embarcar no Deutschland, que os esperava em Nova Iorque.


Concebido para o mercado alemão, este navio surpreende pelos seus interiores do mais sumptuoso que existe no género, com salões majestosos, restaurantes ricamente decorados com obras de arte de grande valor, algumas das quais até são originais valiosos, belíssimos mármores, madeiras nobres, mobílias luxuosas ou lustres em cristal, tudo foi pensado para tornar a vivência no Deutschland algo muito além de um simples cruzeiro mas sim uma experiência verdadeiramente inesquecível.



Toda a sua decoração reflecte a opulência e sumptuosidade dos Loucos Anos 20, do século passado, ao estilo dos grandes hotéis da época, mas também não deixa de ser uma realidade que todos estes predicados não cativam muitos turistas que preferem um cruzeiro mais na óptica da descontração, sem grandes formalismos e com toda a ambiência tipo parque de diversões, com barulho, divertimento e muita confusão!


No Deutschland não encontramos essas ambiências tão características dos navios de cruzeiros mais comuns no mercado, pois é algo completamente diferente , é como que recuar no tempo quando as coisas boas da vida eram realmente apreciadas, sem stress nem consumismos exagerados.


De acordo com a crítica generalizada, não há navios nem cruzeiros perfeitos, mas este é, sem dúvida, um dos que, a todos os níveis, melhor categoria tem patenteado nos últimos anos.

2 comentários:

JBorges disse...

Em primeiro lugar parabens pela ideia, ouvi a entrevista no Interilhas com o Sidónio, ele falou de mim pela mensagem que mandei, tenho muitas fotos de Navios de cruseiros, e algumas unicas devido aos angulos em que consegui tirar, cruseiros tais como o Navigator of the Seas, Minerva II, Braemar, Clipper Adventurer, Wind Surf, Aurora, Amsterdam, Brilliance of the Seas, Sea Princess, Norwegian Dream, Delphin, Saga Rose, Splendour of the Seas, Gran Princess, Silver Wind, Queen Elisabeth II, Boudicca, Deutschland, Artemis, Seaborn Pride, Emerald Princess, Celebrity Constelation, Celebrity Solstice, Etc, alem de outros barcos não turisticos e de Veleiros...
Pra contacto, meu email é josemaborges@gmail.com
Vai aqui um exemplo:
http://www.reflexosonline.com/reflexos.php?num_foto=29065

Fico ao dispor.
Abraço
José Borges
www.photoborges.com

Bruno Rodrigues disse...

Caro José,

Antes de mais obrigado por se inscrever no clube.

Obrigado também pelas palavras e pelo contributo. Vi as fotos de excelente qualidade que tem de navios (e não só) no seu site. Parabéns!

Gostaríamos com certeza de contar com a sua colaboração no Clube.

Com os melhores cumprimentos,