domingo, 18 de abril de 2010

Memórias: Azamara Journey

Texto: André Moura (ACC)

Amanhã, segunda-feira, dia 19 de Abril de 2010, atracará em Ponta Delgada o navio Azamara Journey, da companhia Azamara Cruises, subsidiária da famosa Royal Caribbean International.


Categoria: ****
Companhia/Operadora: Azamara Cruises
Construtor: Chantiers de L'Atlantique (França)
Ano de Construção: 2000
Tonegagem: 30,277 t
Comprimento: 181m
Boca: 29m
Calado: 6m
Potência: 4x 12-Cylinder-Wärtsilä 18,600KW
Velocidade de serviço: 20 nós
Capacidade máxima de passageiros: 768
Elementos de Tripulação: 390
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Premium
Bandeira: Valleta, Malta



Construído no ano 2000, nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, o actual Azamara Journey foi o sexto de oito navios da classe R (Renaissance) e baptizado precisamente como R Six. Eram navios que se destinavam à companhia francesa Renaissance Cruises, navios esses de pequenas/médias dimensões mas que primavam pelo luxo interior. Com o 11 de Setembro de 2001, muitas empresas faliram e esta companhia não escapou à tendência de crise que se verificou na altura em relação ao sector do turismo. Em resultado desta falência, muitos dos oito navios ficaram em laid up em Gibraltar.
 

Perante este cenário, os navios foram leiloados e posteriormente adquiridos pela Cruiseinvest, uma empresa ligada ao armador destes navios, que tinha perspectivas de ainda poder rentabilizá-los. Nesta sequência, a companhia espanhola Pullmantur alugou o então R Six, que na altura estava com o casco pintado de azul escuro e o restante de branco e não todo branco como se encontra actualmente.
 

Em 2005, foi definitivamente adquirido pela Pullmantur e, de certa forma, renomeado como Blue Dream porque curiosamente navegou com os dois nomes em simultâneo (ver foto) e passou a sua primeira temporada no Brasil ao serviço da operadora brasileira CVC. Em 2006, a Pullmantur foi comprada pela nossa bem conhecida Royal Caribbean International e, em relação a este navio, havia uma clara intenção de colocá-lo na Celebrity, subsidiária de luxo da Royal, com o nome de Celebrity Journey. Deste propósito, apenas existem projectos e desenhos de como ficaria o navio, mas na realidade tal nunca sucedeu.


Em 2007, mais precisamente a 4 de Maio, foi criada uma nova companhia no grupo Royal Caribbean International, a Azamara Cruises. Azamara, que traduzido do latim significa mar azul, funciona como uma dependência da Celebrity Cruises, que por sua vez também era e é pertença do grupo Royal Caribbean. Dois navios integram a Azamara Cruises, o nosso visitante de 2.ª feira e o Azamara Quest, barcos idênticos em quase tudo, sendo o Quest o antigo R Seven. Aliás é curioso referir aos nossos entusiastas que podem encontrar vários navios idênticos ao Azamara Journey como são os casos dos gémeos Azamara Quest, Regatta, Insignia, Nautica, Pacific Princess, Royal Princess e Ocean Princess.
 

A bordo deste e dos outros restantes 7 barcos, podemos encontrar requinte e elegância nos seus interiores. O destaque vai para a escadaria central que é similar à escadaria principal que nos foi mostrada por James Cameron, no seu filme Titanic!
 

Ao contrário do Independence of the Seas, este navio não foi concebido para as grandes massas mas sim para um público mais requintado e que procura evitar precisamente grandes multidões, optando por um cruzeiro mais tranquilo e intimista, numa ambiência de algum requinte.
 

Sem comentários: