quinta-feira, 29 de abril de 2010

Memórias: Star Princess

Texto: André Moura (ACC)



Construído nos famosos estaleiros italianos de Fincantieri, em Monfalcone, o Star Princess é o terceiro navio da classe Grand Princess, classe essa inaugurada em 1998 com o então maior navio de cruzeiros do mundo, precisamente o Grand Princess que, acrescente-se, passou na sua viagem inaugural por Ponta Delgada. O outro navio gémeo é o Golden Princess, que também já faz escala no nosso porto.


Categoria: ****
Companhia/Operadora: Princess Cruises
Construtor: Fincantieri, Monfalcone (Itália)
Ano de Construção: 2002
Tonegagem: 108,806 t
Comprimento: 290m
Boca: 36m
Calado: 8m
Potência: 2x 42,000 kW
Velocidade de serviço: 22,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 3102
Elementos de Tripulação: 1100
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Hamilton, Bermudas



O ilustre que amanhã nos visita, pertence à famosa companhia Princess Cruises, que na década de 80, através da inesquecível série televisiva “The Love Boat – O Barco do Amor”, contribuiu fortemente para que o público em geral passasse a conhecer realmente o que era fazer um cruzeiro. Muitos foram aqueles que se deliciavam, nas tardes de sábado, a ver o Pacific Princess e a sua tripulação nas mais variadas peripécias. Quem não se lembra do capitão Stubing, da directora de cruzeiro Julie McCoy, do comissário Ghoper, o barman Issac ou do médico Adam Bricker (Doc)?


Muitos são aqueles que ainda hoje se lembram com saudades da série ao verem a chaminé de um qualquer navio da Princess, e o Star Princess, apesar de muito diferente do Pacific Princess de então, não foge a este padrão de chaminé branca com uma figura azul feminina de cabelos ondulantes. 
Embora tivesse começado como uma subsidiária da P&O Princess Cruises, hoje a Princess pertence ao gigante económico Carnival Corporation e possui uma frota de 17 navios, quase todos eles de construção recente. O Star Princess tem feitos cruzeiros um pouco por todo o mundo e já nos visitou em anos transactos, também em viagens de reposicionamento entre a América e a Europa, o que volta este ano a suceder.


Os navios da Princess, ao escalarem o nosso porto, cativam sempre a atenção de quem passa, aliás não deixam ninguém indiferente, quer pelas linhas elegantes que nos presenteiam, quer pelo estilo arrojado de alguns aspectos da sua concepção, com especial incidência do “spoiler” traseiro, deveras radical! Durante o dia é um local privilegiado para observação da paisagem e do próprio navio e durante a noite é uma discoteca no mínimo muito diferente do que estamos habituados a conhecer. 


Certo é que foi uma fórmula com sucesso, porque desde o Grand Princess ao, até agora último, Ruby Princess, todos estes navios têm merecido rasgados elogios da crítica internacional. O Star Princess, no entanto, esteve em destaque no panorama internacional e logo pelos piores motivos, quando em Março de 2006, nas Caraíbas, sofreu um grande incêndio que destruiu mais de 100 cabines, provocando o pânico geral abordo e colocando-o inactivo durante alguns meses. Um acidente grave por culpa de um hóspede pouco cuidadoso, pois não fosse a intervenção rápida da tripulação as consequências podiam ser muito mais complicadas.


O que podemos destacar então no Star Princess? Um serviço standard mas quase a atingir o nível Premium, imensos bares temáticos, restaurantes de óptima qualidade como o Alamafi, Capri ou Portofino, piscinas e jacuzzis, o Lotus Spa, onde existe uma piscina em que podemos nadar contra a corrente (acredite que não é fácil) e até uma capela onde se celebram casamentos! A zona central do navio apresenta uma decoração muito elegante, mais ao estilo europeu, com música clássica tocada ao vivo, o que nos proporciona um ambiente deveras agradável.


E o “Movies Under the Stars”? Que será isso, perguntarão alguns dos nossos blogers? Nem mais nem menos do que um ecrã gigante, localizado junto a uma das piscinas e onde podemos apreciar vários filmes actuais e até concertos de música das bandas mais famosas da actualidade. Experimente ir às Portas do Mar e procure no navio um ecrã gigante. Fica aqui o desafio…


Há diversão e entretenimento para todos, desde os mais novos e mais velhos, com espaço muito bem conseguidos e funcionais. No Star Princess, bem como na maior parte dos navios desta companhia, destacamos a eficiência, rigor e segurança a bordo. Tudo é bem organizado e conjugado para proporcionar uma ambiência muito cativante.

 
Welcome Star Princess!!!


Página Oficial do Star Princess

Sem comentários: