quinta-feira, 27 de maio de 2010

Memórias: Celebrity Century

Texto: André Moura (ACC)


É já na próxima 6ª feira, dia 28 de Maio, que as Portas do Mar recebem mais um navio da conceituada companhia Celebrity Cruises, pertença do grupo Royal Caribbean International.


Fonte: Youtube

Categoria: ****+
Companhia/Operadora: Celebrity Cruises
Construtor: Meyer Werft, Papenburg (Alemanha)
Ano de Construção: 1995 (Remodelado em 2006)
Tonegagem: 71,545 t
Comprimento: 246m
Boca: 32,2m
Calado: 7,5m
Potência: 2 Motores de 6 cilindros + 2 Motores de 8 cilindros MAN B&W diesel 29,250 kW 2H
Velocidade de serviço: 21,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2150
Elementos de Tripulação: 858
Oficiais: Gregos
Vida a bordo: Premium
Bandeira: La Valletta



O agora Celebrity Century foi construído em 1995, nos estaleiros alemães de Meyer Werft, em Papenburg, onde, aliás, a companhia americana tem encomendado a maior parte da sua frota, então com o nome de Century. Foi o primeiro navio de um trio que se complementou com o Galaxy, actual Mein Schiff e o Mercury. Mais tarde, todos passaram a ostentar a designação Celebrity antes do nome original.
 

Este navio de cruzeiros destaca-se pela remodelação que foi alvo em 2006, altura é que ficou claramente mais apelativo quer no seu interior mas principalmente no exterior, isto porque lhe foram acrescentadas 314 varandas e 14 novas suites. Como se poderá constatar nas fotos, as diferenças são evidentes e claramente para melhor. O navio ficou mais ao estilo da classe Millennium, com um aspecto mais elegante, mais moderno e menos austero, pese embora a sua pintura continue a ser motivo de desagrado para muitos analistas da especialidade. Não obstante, o Celebrity Century ficou mais apelativo e apesar da sua idade (15 anos) enquadra-se de forma perfeita nos propósitos da companhia que continua a apostar neste navio para um importante segmento do mercado de cruzeiros.
 
 Fonte: Ship Parade

A vida abordo deste navio de cruzeiros é caracterizada pelo requinte e excelente serviço prestado aos seus passageiros, o que não é alheio o facto de ser considerado serviço Premium. Igualmente, no Celebrity Century nunca temos aquela sensação de estar muita gente no mesmo sítio, mesmo naqueles cruzeiros mais concorridos, há muito espaço e por isso as concentrações de pessoas não são muito comuns, embora também ocorram.
 
 Fonte: Ship Parade

A decoração dos interiores é cuidada e elegante, mas o nosso destaque neste aspecto centra-se nas 500 obras de arte, avaliadas em milhares de euros, que adornam as áreas públicas do navio, como são o caso de alguns quadros do célebre Andy Warhol. Acrescente-se a notória tendência para privilegiar arte dos anos 60 até aos nossos dias, com obras enquadradas nos estilos Abstracto, Expressionista, Pop, Conceptualista, Minimalista ou Neo-Expressionista.
 
 Fonte: Ship Parade

Relevo também para as várias áreas de lazer e restauração existentes a bordo, onde podemos destacar os magníficos restaurantes como o Grand Restaurant, Cova Café di Milano, Ocean Grill ou o mais intimista Murano, o bar Martini, o Crystal Room, o nightclub Hemisphere, Michael’s Club e ainda a sala de espectáculos Celebrity Theatre.
 
 Fonte: Ship Parade

O AquaSPA é grande e moderno, convidando os passageiros a uns momentos mais relaxantes abordo, no entanto aqui, como em qualquer outro navio de cruzeiro, os SPA são sempre relaxamentos que custam extras à nossa algibeira, mas que vale a pena, vale! Aproveitando a questão de extras, podemos sempre tentar a nossa sorte no Fortune’s Casino, que merece ser visitado um vez que nos proporciona um deslumbre visual, tal é a profusa e magnífica decoração, especialmente nos tectos.
 
 Fonte: Ship Parade

Não queríamos finalizar este artigo sem esclarecer algo que nos têm perguntado aquando das visitas dos navios da Celebrity, mais concretamente o significado do X na ou nas chaminés dos navios. Ora este X corresponde à letra grega C, C de Chandris, companhia grega muito famosa nas décadas de 50,60,70 e 80 e que fundou a Celebrity Cruises, vendendo-a mais tarde, em 1997, à Royal Caribbean International.



1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!

Alguem já sabe se algum desde navios vêm cá?
MSC Splendida ou MSC Magnífica!

Cumprimentos