sábado, 11 de setembro de 2010

MSC Poesia regressa às Portas do Mar

Na próxima segunda-feira volta a estar entre nós o magnífico MSC Poesia, navio da MSC Crociere.

Depois de uma série de cruzeiros no Báltico durante a época de verão, o MSC Poesia regressa a Ponta Delgada desde de Kiel (Alemanha) de onde zarpou no dia 4 de Setembro, no âmbito de um cruzeiro transatlântico de 18 dias. Antes de chegar aos Açores visitou as cidades de Copenhaga (Dinamarca), Southampton (Reino Unido), Le Havre (França), Vigo (Espanha) e Lisboa. No próximo dia 13 estará atracado com os seus cerca de 2500 passageiros nas Portas do Mar entre as 8 e as 18 horas, seguindo a sua viagem rumo a Nova Iorque, com passagem ainda pela Bermuda. 
Recordamos agora alguns pormenores deste navio que o ACC terá oportunidade de visitar a bordo.


Texto: André Moura (ACC)



Propriedade da cada vez mais destacada companhia italiana MSC Crociere, o MSC Poesia é um navio de cruzeiros que iniciou a sua actividade em Abril de 2008, tendo sido construído nos estaleiros Aker Yards (agora designados por STX Europe), em St. Nazaire, França. Trata-se do terceiro de seis navios da classe Música, depois do MSC Música e do MSC Orchestra e antes do MSC Magnifica e dos ainda em construção MSC Meraviglia e MSC Favolosa.


Categoria: ****
Companhia/Operadora: MSC Cruises
Construtor: Aker Yards (Chantiers de L'Atlantique), St. Nazaire (França)
Ano de Construção: 2008
Tonegagem: 92,627 t
Comprimento: 293,8m
Boca: 32,2m
Calado: 7,9m
Potência: 2x diesel 58,364 kW
Velocidade de serviço: 23 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2550
Elementos de Tripulação: 987
Oficiais: Italianos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Panamá


Com as suas imponentes 92,627 toneladas, com 293 metros de comprimento, 32 metros de largura, 8 metros de calado e capacidade para 2550 passageiros fazem do MSC Poesia um grande navio de cruzeiro, que tem a particularidade de ter por madrinha de baptismo a famosa actriz italiana Sophia Loren.


É um navio que segue a linha inovadora desta classe Música, que dispõe de motores ecológicos e de um tratamento de resíduos verdes, para além ser o primeiro a ter uma pintura especial Intersleek 900 na zona submersa do calado que o mantém limpo sem necessidade de usar biocidas poluentes. Outro destaque a este nível, prende-se com o facto de ser um barco com uma grande eficiência no que concerne ao consumo de combustível.   


No que respeita às tão apreciadas comodidades, o MSC Poesia é uma exaltação aos sentidos, desde o magnífico teatro Carlo Felice, ao Aurea SPA, à discoteca S32, passando pelo Zebra Bar, pelo restaurante e bar sushi japonês Kaito, ao Pigalle Bar, às 3 belas piscinas e o ecrã gigante, aos 13 elevadores ou aos 4 jacuzzis tudo resulta numa simbiose do assinalável requinte italiano combinado com a contemporaneidade minimalista. 


O nosso destaque especial vai para um piano de cristal colocado sobre água que se encontra no lobby central do barco.
    

A bordo do MSC Poesia, por norma, podemos contar com um género de cruzeiro generalista, com muita gente, imenso barulho e alguma confusão, se for principalmente uma viagem no mediterrâneo no verão. Para alguns, isto é a chamada ambiência ideal, outros não acharão tanto assim, mas o facto é que estamos perante um navio mais apelativo a casais jovens e famílias com crianças que apreciam esta dinâmica e estão preparados para muita movimentação. É também um navio mais direccionado para o mercado europeu, daí que muitos americanos não apreciem devidamente o género de serviço e de decoração.
    

Em 2011 o MSC Poesia voltará a Ponta Delgada a 19 de Outubro, quando se reposicionar novamente da Europa para a América. Será a sua terceira escala absoluta nos Açores.

1 comentário:

FranciscoM disse...

Depois de Ponta Delgada, o MSC Poesia terá muita dificuldade em escalar a Bermuda em seguida, devido à proximidade do furacão Igor.

https://my.sfwmd.gov/sfwmd/common/images/weather/plots/storm_11.gif

Aliás também se espera problemas para o Amadea que parte no dia 17 da Alemanha para a América do Norte.