sábado, 30 de outubro de 2010

Estreia Surpresa do Azura

Texto e Fotos: Portos dos Açores


Na próxima 4ª feira, dia 3 de Novembro, visita Ponta Delgada o navio de cruzeiros Azura, da lendária companhia britânica, P&O. Com itinerário iniciado em Southampton, escala Ponta Delgada num trajecto com destino às Caraíbas.


Esta agradável surpresa torna-se ainda mais relevante por se tratar do mais recente navio de cruzeiros da P&O que, assim, antecipa a sua escala inaugural nos Açores. Por essa razão, teremos uma estreia de grande interesse, uma vez que se torna a penúltima de 10 escalas daquela companhia nas nossas ilhas, no espaço de um ano.


Categoria: ****
Companhia: Carnival Corp.
Operadora: P&O Cruises
Construtor: Fincantieri (Itália)
Ano de Construção: 2010
Tonegagem: 116,016 t
Comprimento: 290m
Boca: 36m
Calado: 8,5m
Potência: 2x Diesel-Electric combinado 42,000 kW
Velocidade de serviço: 22,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 3590
Elementos de Tripulação: 1239
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Hamilton, Bermuda 


Os açorianos estão familiarizados com as linhas arrojadas que o navio ostenta, uma vez que muito se assemelham aos navios da Grand Class da Princess Cruises, também do conhecido Grupo Carnival.

Quem conhece os navios Crown, Emerald ou Ruby Princess, não terá dificuldade em imaginar o Azura em termos de espaços. Os nomes são diferentes mas a logística e funcionalidade é semelhante. A decoração? Essa é claramente direccionada para os padrões britânicos.


Claramente vocacionado para o mercado britânico, o Azura foi inaugurado em Abril deste ano, após ter sido construído nos estaleiros italianos de Fincantieri. Com 290 metros de comprimento, 36 metros de largura e 8,5 metros de calado, tem capacidade para 116 mil toneladas de arqueação bruta e transporta, no máximo, 3590 passageiros e 1239 tripulantes.

O navio-almirante da P&O possui 15 decks com um total de 1546 cabines, 900 das quais com varanda privada. As cabines são de elevada categoria, tendo sido concebidas de acordo com as longas tradições daquela companhia inglesa.
 
A nível das habituais comodidades a bordo, salientamos as suas 3 piscinas, uma das quais com cobertura, 6 jacuzzis, um ecrã gigante – SeaScreen – junto a uma das piscinas – e uma zona de relaxamento só para adultos designada The Retreat.


No que à restauração concerne, o Azura tem 11 opções à disposição dos passageiros, incluindo três restaurantes principais: Âmbar, Topázio e Jade. A inovação do restaurante indiano Sindhu a bordo é assinalável, uma vez que proporciona uma fusão da culinária indiana e britânica pelo galardoado chefe Atul Kochhar.

O Venezia é o restaurante self-service principal, aberto 24 horas. Também o Verona está aberto durante todo o dia, mas para pizzas, hambúrgueres e massas. No deck 15, o nosso destaque vai para o Pizzaria Grill, que tem uma interessante vista para o mar.


Relevo também para os tradicionais pubs ingleses, como o The Marquis, a discoteca, o casino, o cinema 3D, área infantil e ainda as 7000 peças de arte que integram a decoração do Azura.


Por todos estes factos, teremos 4ª feira um ilustre visitante, que deverá dar, mais uma vez, uma bonita dinâmica à nossa cidade. É um paquete de última geração, que nos brindará com todo o seu esplendor no Terminal “Portas do Mar”.

Welcome Azura!
 
Fonte: Youtube

Fonte: Youtube


P&O Cruises
Memórias: P&O Cruises
Informação Adicional (Wikipédia EN)

Sem comentários: