sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Memórias: Norwegian Gem

É já no próximo Domingo, dia 7 de Novembro, que nos visitará um navio de cruzeiros da companhia Norwegian Cruise Line, adiante designada NCL, mais precisamente o Norwegian Gem. De recente construção, este navio entrou ao serviço da respectiva companhia em Outubro de 2007 e foi o último a ser construído nos moldes do projecto que caracterizou a série Jewel, depois do Norwegian Jewel, Pride of Hawai (actualmente Norwegian Jade) e Norwegian Pearl.



Categoria: ****
Companhia: Star Cruises

Operadora: Norwegian Cruise Line
Construtor: Meyer Werft (Alemanha)
Ano de Construção: 2007
Tonegagem: 93,530 t
Comprimento: 294m
Boca: 32,2m
Calado: 8,2m
Potência: Motores diesel-electric 2x Pods 40MW combinado
Velocidade de serviço: 24 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2394
Elementos de Tripulação: 1100
Oficiais: Escandinavos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bahamas




Construído nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft, é um navio que apresenta linhas elegantes e equilibradas, tendo como característica técnica relevante a existência de dois “pods” como propulsionadores deste enorme navio, “pods” estes que facilitam toda a manobra do navio. Para além deste facto, outras vantagens deste sistema residem na redução drástica, quer ao nível de trepidação na parte traseira do navio, quer ao nível da insonorização.

 
Como já começa a ser hábito em algumas companhias de cruzeiros, o Norwegian Gem tem o casco pintado com várias pedras preciosas, seguindo a óbvia relação ao nome – Gem, aliás o que acontece com os outros navios desta companhia, ou seja, consoante o nome temos uma pintura correspondente. A Aida Cruises ou a Ibero Cruceros têm adoptado uma política algo semelhante à da NCL. Muitos têm criticado esta tendência outros acham fenomenal a ideia, nós, deixamos ao critério de cada um!

 
Na sequência desta situação inovadora no exterior do navio, também os seus interiores primam por uma dinâmica de cor claramente exuberante e profusa. Para alguns até demais, o que, claramente indicia um apelo a um público mais jovem e activo, que procura ambientes típicos dos cruzeiros para as grandes massas. Casinos, bares, barulho, cor e muita diversão são os predicados que aqui se podem encontrar.

 
Acresce-nos falar na política do “Freestyle Cruising”, muito promovida pela empresa, que consiste em “liberalizar” determinados códigos formais a bordo tradicionalmente mais rígidos. Por exemplo, os passageiros podem almoçar ou jantar fora dos turnos habituais e quanto à indumentária… bem, aí é provável que muitos empregados estejam mais bem vestidos do que muitos passageiros, algo que, por exemplo, em companhias como a inglesa Cunard será de todo impensável!

 
Este navio visita Ponta Delgada entre as 9 e as 17 horas, em viagem de reposicionamento de Veneza para Nova Iorque, onde realizará a época de inverno de 2010/2011. Esperemos bom tempo para receber o Norwegian Gem, que no seu conjunto, certamente dará um colorido diferente à nossa cidade.


Detalhes dos Decks

Sem comentários: