segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Memórias: Pacific Princess

Fotos: Ship Parade

Amanhã, fará escala em Ponta Delgada o navio Pacific Princess, da companhia Princess Cruises, escala esta integrada num itinerário que começou em Roma e terminará em Ft. Lauderdale. Destacamos o facto de se tratar de uma estreia na nossa região, uma vez que passou muitos anos a realizar itinerários noutras longínquas paragens e só recentemente foi recolocado em percursos europeus.


Categoria: ****
Companhia: Carnival Corporation

Operadora: Princess Cruises
Construtor: Chantiers de L'Atlantique (França)
Ano de Construção: 1999
Tonegagem: 30,277 t
Comprimento: 181m
Boca: 25,5m
Calado: 5,95m
Potência: 4x Wärtsilä 12V32 diesels combinado 13,500KW
Velocidade de serviço: 18 nós
Capacidade máxima de passageiros: 680
Elementos de Tripulação: 372
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Bermuda

 


Construído no ano 1999, nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, o actual Pacific Princess foi o terceiro de oito navios da classe R (Renaissance) e baptizado precisamente como R Three. Eram navios que se destinavam à companhia francesa Renaissance Cruises, navios esses de pequenas/médias dimensões mas que primavam pelo luxo interior. Com o 11 de Setembro de 2001, muitas empresas faliram e esta companhia não escapou à tendência de crise que se verificou na altura em relação ao sector do turismo. Em resultado desta falência, muitos dos oito navios ficaram em laid up, em Gibraltar.
 

Perante este cenário, os navios foram leiloados e posteriormente adquiridos pela Cruiseinvest, uma empresa ligada ao armador destes navios, que tinha perspectivas de ainda poder rentabilizá-los. Nesta sequência, o nosso próximo visitante foi adquirido em 2002, pela actual companhia, o que motivou a alteração do seu nome para Pacific Princess e a colocação no mercado do Extremo Oriente e Oceânia.
 

O Pacific Princess, juntamente com os gémeos Ocean Princess e Royal Princess, é um dos 3 navios que a companhia americana utiliza para um conceito diferente de cruzeiros. Claramente mais intimista e segmentado do que os outros “gigantes” da frota, procura transmitir a sensação de um inesquecível cruzeiro, num ambiente selecto capaz de proporcionar uma relação diferente entre passageiros e tripulação. É curioso referir aos nossos entusiastas que podem encontrar vários navios idênticos ao trio da Princess Cruises como são os casos dos gémeos Azamara Journey, Azamara Quest, Regatta, Insignia e Nautica.
 

O luxo que ostenta no seu interior é assinalável, o que facilmente se constata nos vários decks públicos do navio. Para além das habituais comodidades como Cabaret Lounge, o Club Restaurant, Princess Casino & Bar, Sterling Steakhouse, Club Bar, Lotus Spa, Panorama Buffet, Sabatini's, ou Pacific Lounge, destacamos a escadaria no átrio principal do navio.
 

Façamos votos para que esta estreia seja auspiciosa, e que, o navio que ostenta o nome do mítico navio da série televisiva – O Barco do Amor, transmita um colorido diferente à nossa cidade. A sua chegada está prevista para as 7 horas, enquanto que a saída para as 14 horas.
 

Sem comentários: