quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Azores Cruise Club concretiza parceria com a vesseltracker.com

O Azores Cruise Club encontra-se neste momento a testar o equipamento AIS fornecido pela vesseltracker.com ao abrigo de um acordo de parceria. Este equipamento AIS permite visualizar o movimento de tráfego marítimo num raio de 40 a 60 milhas náuticas. Não estando o equipamento (leia-se, a antena) ainda na sua posição final (posição esta que deverá permitir uma cobertura substancialmente melhor do que a actual), já é possível ver em tempo real a posição dos vários navios que passam pela costa sul de São Miguel, bem como alguns que o fazem pela costa norte.

Em breve um mapa em tempo real será incorporado no nosso blogue. Até lá, convidamos todos os interessados a registarem-se no site vesseltracker.com e a visualizar o mapa em tempo real aqui.

O Oriana atracado nas Portas do Mar a 8 de Fevereiro, num dia de movimento intenso no Porto Comercial

O Oriana em manobra de saída a 8 de Fevereiro, com a lancha de pilotos Portas do Mar junto de si


O Oriana a 8 de Fevereiro afastando-se da ilha de São Miguel

O AIS (Automatic Identification System) é um sistema de monitorização de curto alcance utilizado em navios e Serviços de Tráfego de Embarcações (VTS). A convenção SOLAS (International Convention for the Safety of Life at Sea) da IMO (International Maritime Organization) requer que o AIS seja implementado a bordo de navios em viagens internacionais com 300 ou mais toneladas (GT) e todos os navios de passageiros independentemente do seu tamanho.

De recordar que o grupo central foi a primeira zona nos Açores a estar coberta pela rede LozalizaTodo, graças ao esforço louvável do Sr. Altino Costa Goulart (rádio amador CU7AA). Nos últimos dias, esta antena instalada na ilha do Faial foi re-instalada num local em maior altitude, permitindo agora cobrir praticamente todo o grupo central dos Açores.

De forma aberta, embora em plataformas distintas (vesseltracker.com e LozalizaTodo) é agora possível seguir as passagens de navios em travessias transatlânticas, navios de passageiros da Transmaçor (e Atlanticoline na época alta), porta-contentores, cargueiros, veleiros, rebocadores, navios de cruzeiro nas ilhas dos grupos Central e Oriental dos Açores.

 
Referências:
Vesseltracker.com
Porto de Ponta Delgada no Vesseltracker.com (Login necessário)
LocalizaTodo
ALTINO CU7AA MP (O Porto da Graciosa)
LocalizaTodo: a primeira, Horta (O Porto da Graciosa)

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente noticia! Agora só faltava o CEN Madeira seguir o exemplo...

Bruno Rodrigues disse...

Embora não esteja listado como porto coberto pela Vesseltracker, se ao abril o mapa do porto de Ponta Delgada, deslocar o mesmo para o Funchal verá os navios que estão lá atracados. Suponho que sejam as antenas das canárias a fazer essa cobertura indirecta (vi neste sábado o Lobo Marinho). Não sei se o porto do Caniçal é captado. O Localizatodo curiosamente não capta o porto do Funchal de forma indirecta.

Qualquer pessoa que tenha disponibilidade (ligação à internet, electricidade, bom local em termos de visibilidade para a antena e disponibilidade financeira para suportar os custos de envio do equipamento) pode entrar em contacto com a vesseltracker.com e propor a cobertura de uma área que não esteja coberta.

Nos Açores fica a faltar o grupo ocidental.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Penso que as administrações dos portos é que tinham interesse em disponibilizar esse serviço online visto ser uma forma de ser promoverem mas pronto posso estar a falar sem propriamente saber do que estou a a falar.