segunda-feira, 4 de abril de 2011

Antevisão de Escalas nos Açores para o mês de Abril

Abril, o mês em que os Açores pela sua posição estratégica voltam a estar na rota de muitos navios de cruzeiros que procuram o início de mais um época média/alta na Europa, agora que o Inverno começa a chegar às Caraíbas e América do Sul. A nossa realidade passa, na generalidade, por estes cruzeiros de reposicionamento, mas também será conveniente elucidar que os cruzeiros pelas várias ilhas do nosso arquipélago começam a aumentar significativamente a partir deste ano com alguns itinerários importantes. 

Ao incrementar este tipo de cruzeiro estamos a promover verdadeiramente toda a região e a contribuir para que também outras companhias vejam os Açores como um destino e não apenas um ponto de passagem. O facto de estes itinerários realizarem-se sobretudo na nossa época baixa/média de turismo traz óbvios benefícios a alguns sectores de actividade turística. Em contraponto os riscos meteorológicos são consideráveis, podendo originar cancelamentos e/ou alterações na programação.
 
Foto: Bruno Rodrigues - Celebrity Eclipse - Ponta Delgada – 2010/11/06 - Aumentar
O maior navio de passageiros nos Açores em Abril 
 
São 28 as escalas de navios de cruzeiro previstas para os portos dos Açores neste mês de Abril. Ponta Delgada, com 15 escalas, é o porto com mais procura. A cidade da Horta tem previstas 4 escalas para o seu porto, a Terceira 3 (2 no porto de Angra do Heroísmo e 1 no porto da Praia da Vitória), Vila do Porto recebe 2 escalas de navios de cruzeiro e por fim as ilhas do Pico, Graciosa, Flores e Corvo recebem 1 escala. 17550 é o número médio previsto de passageiros em trânsito no âmbito destas escalas na região. O Celebrity Eclipse será o navio de maior capacidade, com os cerca de 2850 passageiros que estarão em Ponta Delgada.
 
O navio da Cunard na sua escala inaugural em Ponta Delgada
 
E que melhor início poderia ter Abril! O Queen Victoria, um “Cunarder”, a visitar Ponta Delgada a 7 de Abril pela segunda vez deste que foi lançado ao mar. 

Trata-se de um magnífico navio, gémeo do novo Queen Elizabeth que tivemos oportunidade de ver também por cá logo no início de 2011. Poucos dias depois a cidade Micaelense volta a receber o navio Aurora da P&O Cruises no dia 11, que curiosamente volta às Portas do Mar poucos dias depois (17 Abril). O veleiro de luxo Star Flyer (15 Abril) e o não menos luxuoso Sea Cloud II farão certamente as delícias dos amantes de navios com menos tonelagem, de estilos e ambiências diferentes.

Nesse mesmo dia 17 de Abril, o porto da Horta recebe a sua primeira escala de 2011. Trata-se do regresso do navio Discovery (Voyages of Discovery) a um porto que bem conhece e que o poderá acolher no seu cais comercial. Este navio é gémeo do famoso Pacific Princess, da série televisiva "The Love Boat".
 
Um regresso ao porto Faialense

O mencionado Sea Cloud II é um elegante veleiro de três mastros e pertence à companhia Sea Cloud Cruises. Mede 117m de comprimento, tem capacidade para 3,800t e transporta 94 passageiros, para além dos seus 58 tripulantes.

Este belíssimo veleiro realiza um cruzeiro rotativo pela companhia Noble Caledonia, em que os passageiros chegam a Ponta Delgada e regressam a Londres de avião, entre 16 e 24 de Abril de 2011. No itinerário constam escalas no Faial, Flores, Corvo, Graciosa, Terceira, Pico e Santa Maria (8 das 9 ilhas portanto). Findo este itinerário, a Sea Cloud Cruises inicia novo cruzeiro em Ponta Delgada no dia 24, visitando Horta no feriado (dia 25), Angra (26) e Vila do Porto (27), terminando o roteiro no Funchal, a 30 de Abril.
 
O luxuoso Sea Cloud II realiza 2 cruzeiros em águas Açorianas
 
A Ponta Delgada regressam magníficos navios e são vários dias em que a dose de entusiasmo e de movimento será a duplicar. De facto, para além do dia 17, também nos dias 20 (Saga Ruby e Eurodam), 23 (Celebrity Eclipse e Sea Cloud II) e 26 (Braemar e Princess Danae) o porto da maior cidade Açoriana receberá 2 navios de cruzeiro em simultâneo.

De salientar que antes da sua escala em Ponta Delgada a 26 de Abril, o Princess Danae (Classic International Cruises) visita as cidades da Horta (24) e Praia da Vitória, naquele que é o regresso a águas Açorianas da companhia que detém o “nosso” paquete Funchal. Construído em 1955, em Belfast, Irlanda, o Princess Danae desde a sua construção até aos nossos dias tem sofrido imensas mudanças. Ostenta bandeira portuguesa, como aliás todos os navios da companhia, e transporta normalmente cerca de 570 passageiros e 225 tripulantes.

O navio visita os Açores no âmbito de um cruzeiro transatlântico de 16 dias com partida de Halifax (Canadá) a 17 de Abril de 2011, passando por Sydney (Canada) e St. Pierre antes de chegar à nossa Região. Até ao destino final em Marselha (2 de Maio), o Princess Danae escala Cádiz e Palma de Maiorca.

O mês termina com nova visita do “solarengo” Norwegian Sun, que espera-se sirva de inspiração a São Pedro para um mês de Maio que também promete em termos de escalas!

Lista de Escalas Previstas (2011)

Sem comentários: