terça-feira, 27 de setembro de 2011

Memórias: Norwegian Sun

Texto: André Moura (ACC)



Categoria: ***
Companhia/Operadora: Norwegian Cruise Line
Construtor: Lloyd Werft (Alemanha)
Ano de Construção: 2001
Tonegagem: 78,309 t
Comprimento: 260m
Boca: 32,2m
Calado: 8m
Potência: 2x diesel electric 50,000 kW
Velocidade de serviço: 22,6 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2400
Elementos de Tripulação: 980
Oficiais: Noruegueses
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bahamas




Construído inicialmente nos estaleiros Aker MTW, em Wismar, na Alemanha, acabou por ser completado nos estaleiros Lloydwerft, também eles alemães. Com 260 metros de comprimento, 32 de largura e 8 metros de calado, o Norwegian Sun tem capacidade máxima para 2400 passageiros.


Possui 10 decks de passageiros com 1001 cabines, das quais 675 têm vista para o exterior e 326 são interiores simples, ou seja, sem qualquer vista para o exterior. A qualidade global das mesmas é elevada, principalmente das suites, a maioria das quais estão localizadas na parte dianteira do navio. Não obstante a recente remodelação, as cabines interiores continuam de dimensão mais reduzida do que é habitual noutras companhias.


Este navio foi o escolhido para inaugurar o “Freestyle cruising”, uma forma diferente que a NCL escolheu para inovar os conceitos e propósitos da indústria de cruzeiros. O resultado é discutível mas também não é menos verdade que cada vez mais turistas procuram esta nova dinâmica, principalmente oriundos do mercado norte-americano.


O Norwegian Sun é todo ele caracterizado por uma imensa profusão de cor, som e luz, aliás padrões que facilmente se encontra na maior parte destes navios mais modernos da NCL. De facto, ao analisarmos a grande maioria dos espaços públicos e até nos camarotes torna-se evidente a ideia que tudo é muito colorido, com imensos bares, restaurantes, piscinas ou casino dominados pelas cores vivas e apelativas. 

 

Por outro lado, no restaurante principal é notória uma maior sobriedade e preocupação de requinte, como é o caso do restaurante Four Seasons. O Java Café, o Havana Club, o Stardust Lounge (teatro), a discoteca Dazzles, o Champagne Bar ou o Shopping Arcade são alguns dos nossos destaques. O chão de mármore no átrio não deixa ninguém indiferente.


Nesta sequência, não passará despercebido o imenso sol pintado no navio e que lhe dá um colorido diferente e, desta forma, fica mais apelativo ao quebrar a monotonia do branco. As piscinas são medianas e pouco apelativas, esperava-se um pouco mais num navio como este, contudo, no global, o navio apresenta-se com um serviço standard e uma relação preço qualidade bastante boa para o que é proporcionado aos turistas.


Diferentes em detalhes, idênticos no fascínio, estes navios que nos têm visitado nos últimos tempos cativam muito qualquer pessoa e, com evidentes pontos de interesse, quer exteriores mas principalmente interiores!



Ficamos a aguardar mais esta escala da NCL, companhia que nos tem brindado com a passagem dos seus mais emblemáticos navios pelo nosso porto.
No ano de 2012, estão previstas mais quatro escalas do armador norueguês, das quais destacamos as do Norwegian Epic e a estreia do Norwegian Spirit.

Fonte: Youtube

Norwegian Cruise Line

Sem comentários: