sábado, 19 de novembro de 2011

Escalas do Europa nos Açores em risco


Navios de cruzeiro podem cancelar as escalas em Portugal devido à greve geral de 24 de novembro, alertou hoje o diretor da Associação dos Agentes de Navegação (AGEPOR), Belmar da Costa, em declarações à agência Lusa.

As escalas do navio de cruzeiros Europa em Ponta Delgada e na Madalena do Pico no dia 25 (em função do eventual cancelamento da escala em Ponta Delgada ou alteração de rota) poderão ser afectadas. Os navios Celebrity Constellation e MSC Orchestra já cancelaram as suas escalas para o dia 24 no Porto do Funchal. No porto de Lisboa a escala do navio de cruzeiros Horizon já não consta na listagem de escalas previstas, tendo também sido cancelada.

O Europa que inicia em Lisboa um cruzeiro de volta ao Mundo de 137, tendo os portos Açorianos como primeiras escalas desse itinerário. É actualmente classificado como o navio de cruzeiros mais luxuoso do Mundo, tendo sido alvo de renovações há poucas semanas.

Belmar da Costa advertiu que a paralisação geral marcada para dia 24 "pode colocar em causa a decisão dos armadores de fazerem escala nos portos nacionais", o que representa um prejuízo de milhões de euros.

Além disso, acrescentou, deixa de "fazer sentido todo o esforço e investimento financeiro para o setor", como o que tem sido feito nos portos de Leixões, Madeira e Açores.

"As greves afastam os navios e os armadores dos portos", e no caso do dia 24, milhares de turistas no território, o que em "termos económicos representam milhões de euros de entrada no país" provenientes de "cruzeiros em escala que não se repetem", referiu.

O representante dos agentes de navegação apelou "à responsabilidade dos trabalhadores do setor marítimo" para que no dia 24 sejam "prestados todos os serviços, aos navios de cruzeiro" que estarão de escala em território nacional.

Além dos gastos diretos dos turistas em recordações, comida e compras, todos os outros negócios associados também perdem, como as excursões, transportes e as atividades de assistência aos navios, detalhou o diretor da AGEPOR.

Segundo o diretor, a "sobrevivência económica de Portugal passa pelo desenvolvimento do turismo e das exportações". Belmar da Costa reforçou que "não pode deixar de alertar todo para o enorme `tiro no pé` que representará qualquer ação lesiva da estabilidade daqueles setores" estratégicos de atividade.

Fontes:
RTP Açores

1 comentário:

Mal dos Açores disse...

Este é mais um exemplo de como esta greve geral vai mesmo ajudar (?) Portugal... Num só dia o país vai perder muitos milhões e muitas empresas ficarão com menos produtos para vender, incluindo exportar, e isso significa menos dinheiro, inclusivé para os empregados, não só para os empresários. É desta forma que a maioria dos sindicalistas e partidos à esquerda do PS querem ajudar Portugal, enterrando ainda o país em dívidas e piorando a reputação de Portugal e dos portugueses.