quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Memórias: Grand Princess

Texto: André Velho Cabral (Portos dos Açores S.A.)


No próxima 6ª feira, dia 11 de Novembro, escala as Portas do Mar (09.00-18.00 horas) o recém-renovado Grand Princess, da conhecida Princess Cruises, companhia integrada no grupo Carnival Corporation. O Grand Princess foi alvo de intensa remodelação e manutenção no passado mês de Abril do corrente ano. 

Inaugurado em Maio de 1998, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone. Mede 290 metros de comprimento, 36 metros de largura, 8 metros de calado, desloca 108,8 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3100 hóspedes e 1100 tripulantes. Possui 13 decks para passageiros, com um total de 1300 cabines, 928 exteriores e 372 interiores.

 

Foi o primeiro navio da Grand Class, um dos mais bem-sucedidos e aclamados projectos para navios de cruzeiro. Seguiram-se lhe os gémeos Golden Princess, Star Princess, Caribbean Princess e os, ligeiramente diferentes, Crown Princess, Emerald Princess e Ruby Princess.

Grand Princess antes da Remodulação - Fonte: Princess Cruises

Há 13 anos, era, na altura, o maior navio de cruzeiros do mundo, o que conjugado com as suas linhas exteriores muito exuberantes e inovadoras cedo lhe proporcionaram um destaque especial por parte da crítica internacional. O navio foi e continua a ser um imenso sucesso para a Princess, razão pela qual a companhia com sede em Santa Clarita, na Califórnia, decidiu efectuar uma profunda modernização deste apelativo navio.



Facto mais visível deste restyling foi a remoção do célebre Skywalkers, discoteca suspensa à popa do navio, local com vista privilegiada para o exterior e para o próprio navio. Também os interiores foram todos modernizados, os motores e hélices afinados, algumas chapas da proa substituídas e pintura do casco renovada. Resumindo, os estaleiros de Freeport, nas Bahamas, transformaram-no num novo Grand Princess!


Remoção do Skywalkers - Fonte: Princess Cruises

Quanto às habituais comodidades, salientamos que quase todas foram substituídas, desde alcatifas, escadarias até bares e piscinas. Não obstante, o navio mantem o seu charme intacto, o que é constatável em áreas como a bonita Grand Plaza, nas piscinas Calypso Reef, Neptune e Lido, nos restaurantes Da Vinci, Botticelli, Michelangelo ou no buffet Horizon Court. Realce ainda para o enorme Atlantis Casino, para o famoso Wheelhouse Bar, Princess Theatre, Explorer’s Lounge, Vista Show Lounge, Lotus SPA e para o então inovador cinema ao ar livre, Movies Under the Stars.


A nova Piazza e os novos restaurantes - Fonte: Princess Cruises

Esta é a segunda escala do renovado Grand Princess em Ponta Delgada em 2011, o que prova que os Açores estão cada vez mais a afirmar-se no contexto das principais rotas transatlânticas, assumindo-se como ponto de paragem obrigatório para muitos dos navios de cruzeiro que marcam os nossos tempos.

12 de Maio - O Regresso do Grand Princess a Ponta Delgada
Memórias: Princess Cruises 
Vídeos da renovação (Princess Cruises)

Sem comentários: