sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Memórias: Boudicca

Texto: André Velho Cabral - Portos dos Açores S.A.


No próximo dia 19 de Fevereiro, Domingo, faz escala nas Portas do Mar o navio de cruzeiros Boudicca. Proveniente das Caraíbas, mais propriamente de St. Maarten, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 35 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de realizar a travessia do Canal do Panamá e ainda apreciar algumas conhecidas ilhas das Caraíbas como Curacao, Jamaica, Barbados e Cuba. Com 825 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, prevê-se a chegada às Portas do Mar pelas 11h30 e estima-se que cá permaneça até às 18h00, altura em que retomará a viagem com destino a Southampton.


Construído no já longínquo ano de 1973, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o segundo navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Sky e era de menores dimensões e capacidade do que na actualidade, pois em 1982 sofreu um aumento de 28 metros. Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias, de entre as quais destacamos a Princess Cruises. Até à denominação actual, o Boudicca já navegou como Sunward, Birka Queen, Golden Princess, Superstar Capricorn, Hyundai Kumgang e também como Boadicea.


Actualmente pertença da Fred Olsen Cruise Lines, mede 205 metros de comprimento por 25 metros de largura, desloca 28,372 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 868 passageiros com 363 tripulantes. Possui 8 decks de passageiros, com 437 cabines, 59 das quais com varanda privada, 339 vista para o exterior e 39 interiores. Destaque para o facto do navio dispor de 35 cabines individuais.


Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o Boudicca possuiu uma decoração elegante e sóbria, sem os luxos de quando foi inaugurado, em 1973, mas ainda assim proporcionando um ambiente confortável e agradável em espaços como o Secret Garden Café Lounge, Observatory, The Heligan Room, The Iceni Room, Neptune’s Lounge ou o restaurante Four Seasons.


Não obstante os seus quase 40 anos, estamos perante um dos navios que pertence a uma geração de paquetes clássicos, que primam por linhas elegantes e equilibradas, capazes ainda de seduzir o exigente mercado britânico.


Refira-se, por último, que este navio ostenta o nome da famosa rainha celta, que liderou heroicamente o seu povo (os Icenos), numa batalha contra a ocupação romana em terras britânicas.


Fred. Olsen Cruise Lines

Sem comentários: