sexta-feira, 11 de maio de 2012

Paquete Funchal Ilustrado em Selo dos CTT

Fonte: RTP Açores


Os CTT Correios de Portugal acabam de lançar uma coleção de selos dedicada à frota de navios paquetes que nos anos 50, 60 e 70 ligou Portugal a Africa e à América.

Trata-se da emissão filatélica Europa que é lançada todos os anos em todos os países da Europa sobre a mesma temática. Em 2012 o tema escolhido foi o turismo de cruzeiros com a designação  "Visite".

Em Portugal foram lançados três selos que ilustram os paquetes Príncipe Perfeito, Santa Maria e Funchal, este último fortemente associado à memória coletiva dos açorianos.

O selo do Príncipe Perfeito é representado a partir de um postal original de 1966, editado pela Companhia Nacional de Navegação. O do Santa Maria é construído a partir de um postal da Companhia Colonial de Navegação, de 1953, que reproduz uma pintura de Gordon Ellis. A imagem do Funchal é baseada numa pintura original editada em 1961 pelo estaleiro Elsinore, na Dinamarca, onde o navio foi construído. 

Os selos foram apresentados nos Açores, quarta feira, Dia da Europa, a bordo do navio Express Santorini, no porto de Ponta Delgada.

Sem comentários: