quinta-feira, 12 de julho de 2012

Terminal de Cruzeiros de Angra deve ter projeto revisto

Fonte: Jornal Diário Insular (site Portos de Portugal)
Fotos: Arquivo Online Jornal Diário Insular

O Conselho de Ilha da Terceira emitiu, no passado dia 27 de Junho, um parecer sobre o Terminal de Cruzeiros que está previsto construir em angra do Heroísmo, onde instiga as autoridades a rever o projeto para que se acautelem aspetos ligados à segurança portuária e à sua própria rentabilidade. Segundo lembra o organismo presidido por António Maio, um cais desta natureza deverá ter capacidade suficiente para abarcar cruzeiros até 350 metros. “Assim sendo, os decisores políticos e os organismos técnicos responsáveis pelo projeto deverão encontrar a melhor via para enquadrar um projeto inovador, funcional, seguro e rentável que potencie um melhor aproveitamento da baía e a sua ligação à malha urbana”, escreve o Conselho de Ilha no parecer. Por outro lado, adianta, deverá aproveitar-se a oportunidade para reformular a marina e o cais do Porto Pipas, consideradas “peças dissonantes de uma harmonia e complementaridade que a baía e a cidade merecem e exigem, pelo seu passado histórico e glorioso e que, nós, enquanto agentes da modernidade, temos o dever de acautelar.”. 

 
UNESCO
No mesmo parecer, o Conselho de Ilha da Terceira sugere que o projeto do Terminal de Cruzeiros seja apresentado à Unesco. Na opinião do organismo devem ser pedidas linhas orientadoras à organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para que se avalie a compatibilidade do projeto com a classificação da cidade como Património Mundial da Humanidade. “Esta classificação jamais poderá ser posta em causa”, sustenta. De facto, referem os conselheiros de ilha, o que se pretende com este cais é que possa servir para valorizar e incrementar a componente turística “de uma malha urbana que se orgulha dos seus pergaminhos históricos, reconhecidos na sua classificação de Património Mundial pela Unesco”. Ao mesmo tempo, espera-se que este investimento contribua para que este tipo de turismo, associado à navegação de cruzeiros no atlântico, encontre condições para a sua expansão, reforçando ainda a ligação da cidade ao mar e consolidando o aproveitamento e a integração da sua zona costeira. 

 
MAIS INVESTIMENTO 
O Conselho de Ilha da Terceira, reunido em sessão extraordinária no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, revela no documento “satisfação pelo significativo volume de investimento na ilha Terceira”. O organismo recorda que o volume de investimento é de 80 milhões de euros, sendo que 95% são provenientes de Fundos Estruturais da Europa. No encontro do Conselho, foi ainda manifestada “forte convicção de que tal esforço possa gerar dinâmicas multiplicadoras ao nível da atividade económica e consequentemente do emprego, numa conjuntura que se caracteriza como recessiva e problemática em termos da atividade económica da Região, como, aliás, é unanimemente reconhecido, como consequência da grave crise que assola o nosso país e, com inevitáveis reflexos, no quotidiano dos açorianos”. Recorde-se que o projeto para a construção do Terminal de Cruzeiros encontra-se em fase de consulta pública. Este é mais um parecer a juntar ao da Câmara de Comércio de angra do Heroísmo, que também aconselha que o projeto seja repensado e reformulado. A associação representativa dos empresários instiga igualmente ao redimensionamento da marina da baía da cidade.

Sem comentários: