segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Interiores do Artania


No passado dia 20 de Outubro, o Vice-Presidente do Azores Cruise Club, Bruno Rodrigues, a convite do Agente de Navegação em Ponta Delgada (Albano de Oliveira Sucessor) esteve presente na cerimónia de boas-vindas que decorreu a bordo do navio de cruzeiros Artania operado pela alemã Phoenix Reisen, juntamente com as restantes entidades (Portos dos Açores S.A., Comandante do Porto de Ponta Delgada, Agente de Navegação).


O Azores Cruise Club, como habitualmente nestas ocasiões, ofereceu ao comandante Jens Thorn um exemplar do livro bilingue Açores Ilhas de Sonho, que fará parte da biblioteca de bordo. 


Após uma agradável conversa com o comandante Jens Thorn, que foi o primeiro a atracar um navio de cruzeiros no Terminal Portas do Mar (o Amadea, a 29 de Agosto de 2008) seguiu-se uma visita às áreas públicas do navio. Partilhamos agora com todos os nossos seguidores os registos fotográficos que a visita proporcionou.

Inaugurado em 1984, então com a designação de Royal Princess, foi construído nos estaleiros finlandeses Wartsila, em Helsínquia e marcou o início do processo de renovação da frota do grupo P&O (P&O e Princess Cruises). Um dos dados mais relevantes associados a este navio prende-se precisamente com a inauguração do mesmo, ocorrida a 15 de Novembro daquele ano, em Southampton, uma vez que a sua madrinha foi nem mais nem menos do que a malograda Princesa Diana de Gales.


Outro dado de particular relevo relaciona-se com o facto do então Royal Princess, à data da sua inauguração, ser o paquete mais inovador da época, pois, contrariamente ao habitual, foram introduzidas áreas públicas nas seções inferiores do navio e os blocos de camarotes nos decks superiores, tornando-se ainda o primeiro navio de cruzeiros com todas as cabines externas e o primeiro navio a disponibilizar como padrão cabines com varandas. O que atualmente se constata na maior parte dos projetos de navios de cruzeiro, ou seja cabines exteriores com varanda e áreas públicas nos pisos inferiores, foi um modelo introduzido precisamente na construção deste Royal Princess.


O atual Artania tem capacidade para 1210 passageiros e 520 tripulantes, possui 44,588 mil toneladas de arqueação bruta, mede 231 metros de comprimento, 29 metros de largura e 7,8 metros de calado, caraterísticas em quase tudo idênticas à construção inicial.


Durante 10 anos, o navio realizou itinerários vários a partir dos EUA, com especial incidência para destinos como Caraíbas ou América do Sul, ao passo que as temporadas de Verão foram quase sempre passadas em mares europeus. Com a aquisição do grupo P&O pela Carnival Corporation ocorreram inevitáveis transformações no seio da empresa britânica, o que implicou, neste caso específico, que a partir de 2005 o navio passasse a ser operado pela P&O Cruises, altura em que assumiu uma nova designação – Artemis. Esta mudança implicou importantes alterações, das quais salientamos a profunda remodelação do navio (orçada em 10,5 milhões de £), a alteração do porto onde passou a estar sediado, de Miami para Southampton e os novos itinerários com destino a paragens exóticas. Em 2009, foi adquirido por interesses germânicos mas só em Maio de 2011 é que passou a ser gerido pelo seu atual operador, a Phoenix Reisen.


Quanto a comodidades, começamos por salientar o ambiente requintado que o Artania proporciona aos seus passageiros. As áreas públicas apresentam uma cuidada decoração e uma ambiência acolhedora. Destacamos os salões Casabalanca, Pazifik e Atlantik e os bares Harry’s, Bodega e Phoenix, como locais de eleição.

 

Ao nível da restauração, ênfase para o restaurante Artania, restaurante principal do navio, e para o Lido Restaurant, área destinada a pequenos-almoços, almoços e jantares informais, muito apreciado por todos aqueles que não pretendem uma refeição com muitos códigos de etiqueta. Em alternativa, os passageiros têm ao seu dispor o restaurante temático Vier Jahreszeiten.


Quanto às restantes áreas, acresce-nos referir que o navio possui duas piscinas, dois jacuzzis, além do habitual SPA (Artania SPA) e a biblioteca de bordo é particularmente acolhedora e dotada de uma interessante variedade de livros. Realce ainda para o amplo teatro, o Atlantik Show Lounge.


Uma nota final para os 3 painéis colocados pela Portos dos Açores no cais terminal, a dar as boas vindas a quem nos visita (em Português e Inglês). Uma pequena adição na infraestrutura, mas importante, sendo o primeiro ponto de contacto com os passageiros em terra, estando na linha das outras alterações visuais efectuadas recentemente na zona interior do terminal.

  

Fotos Interiores do Artania (2012/10/20)
Artania em Ponta Deigada (2012/10/20)
Artania e Bremen na Horta (2012/10/19)   
Site Oficial do Artania
Site Oficia da Phoenix Reisen 

Informações Adicionais (Wikipédia EN)