quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Interiores do Rotterdam


No passado dia 7 de Novembro, o Vice-Presidente do Azores Cruise Club, Bruno Rodrigues, a convite do Agente de Navegação em Ponta Delgada (Bensaúde Shipping Agents) esteve presente na cerimónia de boas-vindas que decorreu a bordo do navio de cruzeiros Rotterdam operado pela conhecida Holland America Line, juntamente com as restantes entidades (Portos dos Açores S.A., Comandante do Porto de Ponta Delgada, Agente de Navegação), naquela que foi a primeira escala deste navio no terminal de cruzeiros Portas do Mar, após outras presenças no porto em 1998 e 2005, antes da construção do novo terminal.


O Azores Cruise Club, como habitualmente nestas ocasiões, ofereceu ao comandante Johannes A. Mateboer um exemplar do livro bilingue Açores Ilhas de Sonho, que fará parte da biblioteca de bordo.


Seguiu-se uma visita às áreas públicas do navio, proporcionada pelo Director de Cruzeiro, Michael Langley. Partilhamos agora com todos os nossos seguidores os registos fotográficos que a visita proporcionou. 


Após ter sido construído nos estaleiros Fincantieri, em Veneza, o Rotterdam foi inaugurado em Dezembro de 1997 pela princesa Margriet da Holanda. É o sexto navio da operadora holandesa a assumir a designação da primeira embarcação que navegou para esta companhia no já longínquo ano de 1872. Não sendo um dos maiores paquetes daquela frota, é, juntamente com o idêntico Amsterdam, navio-almirante da Holland America Line.


Com 238 metros de comprimento, 32 metros de largura e 7,5 metros de calado, possui 59,652 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para atingir uma velocidade máxima de 25 nós o que lhe valeu a carinhosa designação de “Fastdam”. Com lotação máxima para 1668 passageiros e 593 tripulantes, possui 12 decks para passageiros, com um total de 660 cabines, 542 das quais com vista para o exterior e apenas 118 interiores.


A Holland America Line é uma companhia com longa tradição neste mercado, muitos dos seus navios de passageiros/cruzeiros, tornaram-se outrora ícones de referência que muitos procuravam igualar. Presentemente, esta subsidiária do grupo Carnival mantém uma assinalável categoria em relação às demais concorrentes do seu segmento.


Com base nestes pressupostos, o Rotterdam foi concebido em função desses parâmetros que primam pela qualidade e excelência, aliás dois adjectivos que são a imagem de marca da operadora.


No que concerne às comodidades a bordo, salientamos a diversidade de apelativas áreas públicas, que primam pela elegância e sobriedade tão ao gosto dos holandeses. Neste âmbito, inevitável referência para a famosa colecção de arte que se encontra a bordo, avaliada em 2 milhões de dólares.

 
Logo à entrada, o Rotterdam proporciona aos seus passageiros o majestoso Atrium, famoso pelos seus 14 relógios que logo seduz quem o contempla, mas outras áreas são verdadeiramente cativantes como são os casos do Ocean Bar, Crow’s Nest, Explorations Café ou do acolhedor Ambassador Lounge. O teatro Showroom at Sea é um dos locais mais populares a bordo. 


Ao nível restauração especial relevo para o La Fontaine, restaurante principal do navio, que além de ser um local privilegiado para os hóspedes se deliciarem com especialidades culinárias, é um verdadeiro deslumbre visual. Também o restaurante temático Pinnacle Grill tem merecido elogiosas referências, bem como o Lido Restaurant, restaurante/buffet.


Por fim, destaque para as zonas públicas no exterior do navio, locais estes sempre muito aprazíveis para quem os frequenta. A principal piscina é a Lido Pool mas The Retreat é uma zona para repousa também muito frequentada. Realce ainda para o completíssimo Ocean SPA & Fitness Center.


O navio é um dos protagonistas de uma série televisiva de 10 episódios da estação Holandesa MAX TV, actualmente em exibição. Os primeiros 5 episódios da Een Wereld op Zee (Um Mundo no Mar) passam-se precisamente a bordo do Rotterdam. Os restantes 5 episódios (esta semana foi exibido o episódio 8) passam-se a bordo do novíssimo Nieuw Amsterdam.


Habitual visitante do nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, 9 em 2012 e com previsão de 12 para 2013, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas e, à semelhança de outras operadoras, continua apostada em cá trazer os seus principais navios de cruzeiro.

Fonte: Youtube

No próximo ano, o Rotterdam vai voltar aos Açores, igualmente no mês de Novembro, desta feita no dia 22 em Ponta Delgada e no dia seguinte na Horta.

Referências: André Velho Cabral - Portos dos Açores (Facebook)



Fotos Interiores do Rotterdam (2012/11/07)
Rotterdam em Ponta Delgada (2012/11/07) 

Página Oficial do Rotterdam
Holland America Line
Informação Adicional (Wikipédia EN)

Sem comentários: