quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Crown Princess e Boudicca no dia em que os Açores ultrapassaram os 100 mil passageiros em 2012

 
A dupla escala dos navios Bouddica e Crown Princess durante o dia de hoje, assinalou um marco importante no crescimento do movimento de turismo de cruzeiros nos Açores. 
 

Depois de no ano transato se ter estabelecido um novo máximo com 87009 passageiros, o presente ano ultrapassa em cerca de 16 mil turistas (+ 18%) aqueles valores, situando-se, pela primeira vez, acima da fasquia dos 100 mil passageiros.


Tendo em conta a realidade açoriana, o atingir de elevados patamares como as 122 escalas e os quase 103 mil passageiros deste ano, traduz o inequívoco esforço na promoção dos portos açorianos, portos estes que são cada mais ponto de referência nas rotas atlânticas.

 

Neste dia histórico, o primeiro navio a aportar foi o clássico Boudicca, do armador inglês Fred Olsen Cruise Lines, que realizou a segunda escala prevista para este ano em Ponta Delgada. Proveniente das Caraíbas, mais propriamente de Tortola, visitou Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 28 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de apreciar algumas conhecidas ilhas das Caraíbas como St. Kitts, Barbados, Antigua, St. Lucia ou St. Maarten.


Com 722 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos (informação do agente Bensaúde Shipping) esteve no cais 10 do Porto Comercial de Ponta Delgada entre as 7h40 e as 16h50, altura em que retomou a viagem com destino a Portsmouth.

 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Em 2013, o Bouddica tem agendada nova escala em Ponta Delgada, desta feita a 5 de Fevereiro. Conheça melhor este navio aqui.


Pelas 9h05 atracou nas Portas do Mar o sexto navio da famosa Grand Class, mais precisamente o Crown Princess, da Princess Cruises, subsidiária do grupo Carnival Corporation. A sua chegada foi saudada pelo rebocador Pêro de Teive, uma vez que foi com este navio que se ultrapassou a mencionada marca dos 100 mil passageiros nos portos dos Açores. 

 
Webcam Ponta Delgada - Fonte: SpotAzores

O vistoso navio de cruzeiros americano encontra-se em viagem transatlântica de 16 noites entre Veneza e Ft. Lauderdale, incluindo o seu roteiro paragens em Civitavecchia, Livorno, Cannes, Barcelona, Lisboa e Ponta Delgada. 


Com 2628 passageiros a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), permaneu no terminal de cruzeiros Micaelense até às 17h50, altura em que retomou a viagem com destino aos EUA.

 

Inaugurado em Maio de 2006, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Mede 290 metros de comprimento, 36 metros de largura, 8 metros de calado, possui 116 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3782 turistas e 1163 tripulantes. O navio disponibiliza 15 decks para os passageiros, com um total de 1557 cabines, das quais 1105 são exteriores e 452 interiores.

 
Webcam Crown Princess - Fonte: Princess Cruises

Em 2013, o Crown Princess tem já programado duas escalas em Ponta Delgada, uma a 23 de Abril e outra a 1 de Novembro.


Participe e envie-nos as suas fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.


Referências: André Velho Cabral - Portos dos Açores (Facebook)



Sem comentários: