quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oriana em Ponta Delgada em Cruzeiro Atlântico


Os Açores voltam a receber a visita do elegante paquete Oriana, da P&O Cruises, no âmbito dum itinerário denominado Atlantic Islands, que teve inicio a 28 de Maio, em Southampton e que contou com escala hoje em Ponta Delgada e amanhã na Horta. O itinerário prevê ainda escalas no Funchal, Gran Canaria, Lisboa, Vigo e novamente o referido porto inglês, onde finda o cruzeiro a 9 de Junho. Este é um itinerário semelhante ao de 2010, que contou também ele com escalas em Ponta Delgada e Horta.


O Terminal de Cruzeiros Portas do Mar recebeu hoje o referido navio entre as 8h35 e as 19h20. Foi a 2ª escala efectuada este ano no porto Micaelense.

De salientar o evidente incremento destes itinerários atlânticos, que têm vindo a reforçar a posição dos Açores como destino turístico de eleição e não apenas ponto de passagem nas rotas de reposicionamento.


Inaugurado em 1995, o Oriana foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Mede 260 metros de comprimento, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulantes. Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores simples. Este ano foi sujeito a um significativo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, onde lhe foi acrescentado estabilizadores.

 

Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra, que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.
 

No dia de amanhã o Oriana estará fundeado na Horta entre as 7h15 e as 18h00. A última escala deste navio nos nossos portos em 2012 será em Ponta Delgada no dia 28 de Setembro.


Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com.

Itinerário actual
Memórias: Oriana

Oriana em Ponta Delgada (2012/04/29) 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Faleceu George P. Potamianos



"Faleceu esta manhã num hospital de Lisboa o armador grego George P. Potamianos.
 
Grande amigo de Portugal e admirador das nossas tradições marítimas, George Potamianos tornou-se conhecido entre nós a partir de 1976 como afretador do paquete FUNCHAL que depois adquiriu em Agosto de 1985. Em vez de levar o navio para a Grécia, fez o contrário, trouxe a família para Lisboa onde abriu um escritório e se dedicou a desenvolver a actividade de cruzeiros com grande sucesso. Empregou muitos portugueses e privilegiou sempre que possível as nossas empresas e portos. 
 
Tive a sorte de o conhecer logo em 1985 numa sessão de leilão de navios da CTM, na sede desta empresa na rua de São Julião. Ao longo dos anos acompanhei sempre o seu trabalho, cheguei a ser seu colaborador e devo-lhe muito. O seu gabinete na Avenida 24 de Julho tem as paredes repletas de fotografias de navios, muitas feitas por mim ao longo dos anos. 
 
 
George Potamianos foi um grande amigo do nosso País. Disse-me diversas vezes que se tivesse vindo para Lisboa uns anos antes teria evitado que os nossos melhores paquetes fossem para a sucata quase novos. Ainda veio a tempo de salvar o FUNCHAL e logo a seguir o INFANTE DOM HENRIQUE que reconstruiu em 1986-1988 e rebaptizou com o nome VASCO DA GAMA. Oriundo de uma antiga família grega de armadores com diversas gerações de experiência na operação de navios de passageiros, era um profundo conhecedor do mercado de navios de passageiros e dos cruzeiros e talvez o último dos grandes armadores Gregos tradicionais de paquetes. 
 
Nos últimos anos sentiu a concorrência violenta das grandes companhias de cruzeiros multinacionais que tudo têm feito para exterminar os poucos armadores independentes que ainda restam. Considerava muito injusta a utilização de mão de obra barata do terceiro mundo para tripular a frota mundial de cruzeiros e chamava aos actuais gigantes dos mares "navios esclavagistas." Resistiu enquanto pode a essa opção, o FUNCHAL chegou a ser o último navio de cruzeiros a operar no mercado internacional com uma tripulação nacional homogénea. 
 
Percebia de navios como ninguém, a bordo dos seus paquetes tratava os tripulantes pelos nomes e nada lhe dava mais prazer que pegar num navio e remodelá-lo. Foi assim que o seu e nosso FUNCHAL se manteve com sucesso todos estes anos. Vi-o comover-se ao içar a bandeira portuguesa no FUNCHAL em 2001 quando alterou o registo, do Panamá para a Madeira e me disse, com lágrimas nos olhos que agora o navio teria à popa os nomes FUNCHAL e MADEIRA por baixo. 
 
 
Além de Armador ilustre foi um homem bom, figura destacada mas discreta da comunidade ortodoxa de Lisboa, sei que ajudou muita gente a título particular. A George Potamianos devo algumas das melhores viagens da minha vida e a emoção única de ver regressar a Lisboa o VASCO DA GAMA como novo, - estava no cais a ver a chegada e ele insistiu que eu fosse o primeiro a subir a bordo assim que a escada foi colocada. 
 
Nos últimos meses passei algumas tardes à conversa no seu gabinete, contou-me histórias ligadas à sua vida de armador, descreveu-me detalhadamente as suas primeiras experiências com navios de carga antes de se estabelecer em Portugal e partilhou com entusiasmo o seu último sonho de reconstruir o FUNCHAL que queria ver transformado um "iate de luxo". Deixa à frente da Classic International Cruises os filhos Alexandros e Emilios Potamianos, a quem vinha passando o testemunho nos últimos tempos.
 
À Família Potamianos e aos seus colaboradores mais próximos nas empresas e navios ligados à Classic International Cruises apresento os meus pêsames e simpatia por esta perda tão grande. 

LUÍS MIGUEL CORREIA - 29 de Maio de 2012"


A Direcção do Azores Cruise Club agradece a Luís Miguel Correia a autorização para reprodução deste seu texto e fotos, endereçando sentidas condolências aos familiares do senhor Georgios Potamianos.

Referências adicionais:

sábado, 26 de maio de 2012

Interiores do Jewel Of The Seas

 

Foi com grande expectativa que um grupo de 15 associados do Azores Cruise Club efectou uma visita guiada ao navio Jewel of the Seas no passado dia 10 de Maio, numa acção organizada em colaboração com o agente de navegação da Royal Caribbean em Ponta Delgada, a C.M.J. Rieff e Filhos a quem muito agradecemos.


Inaugurado em Junho de 2004, foi construído na Alemanha pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg. Com 293 metros de comprimento, 32,2 metros de largura, 8,5 metros de calado, possui 90,090 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2500 passageiros e 858 tripulantes. Com um total de 12 decks para passageiros, tem disponíveis 1055 cabines, 817 com vista para o exterior e 238 interiores.
O Jewel of the Seas e os idênticos, Radiance of the Seas, Brilliance of the Seas e Serenade of the Seas, são os únicos navios da conhecida frota americana que possuem motores com turbinas de propulsão a gás em vez da combinação habitual de motores diesel ou diesel-eléctrico. 
Facilmente identificável como um navio da Royal Caribbean, é considerado um dos mais harmoniosos e bem conseguidos navios daquela frota. Embora longe do mediatismo dos “parentes mais novos” Oasis of the Seas e Allure of the Seas, o nosso próximo visitante é um navio que tem merecido rasgados elogios de todos os que nele têm o prazer de desfrutar das suas instalações e ambiência.


Vale a pena conhecer os seus interiores, desde os bares, salões, restaurantes ou piscinas, pois embora a sua decoração não seja exagerada, muitas áreas do navio são extremamente agradáveis e acolhedoras. 

 
O nosso destaque inicial vai para o Centrum, zona central do navio com um impressionante átrio, mas igualmente para o magnífico Solarium, uma piscina interior com uma interessante decoração oriental. Realce ainda para o Casino Royale, restaurantes Windjammer Café e o elegante Tides Dining Room.

 
Por tudo isto, o Azores Cruise Club teve o prazer de partilhar esta inesquecível vivência a bordo de um navio que pertence a uma classe que já se tornou referência no contexto actual de viagens de cruzeiro. Foi, pois, com imensa satisfação que todos tiveram uma excelente oportunidade de, in loco, apreciar uma ambiência que as nossas palavras, nem sempre, lhe conseguiram fazer jus.



Fonte: Youtube

Fonte: Youtube

Fotos Interiores do Jewel Of The Seas (2012/05/10)
Página Oficial do Jewel Of The Seas
Royal Caribbean 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prinsendam de regresso aos portos de Horta e Ponta Delgada


Proveniente de Ft. Lauderdale e tendo como destino final Londres, o Prinsendam efectuou neste domingo e segunda-feira mais duas escalas no nosso arquipélago.


Fonte: Localizatodo - Horta - 2012/05/20

Ontem fundeou na baía do porto da Horta entre as 09h10 e as 17h50, tendo partido rumo a Ponta Delgada onde esteve hoje entre as 07h25 e as 18h05.




Para além de ser o mais antigo é também o mais pequeno navio da famosa frota holandesa. Mede 205 metros de comprimento, 28 metros de largura e 7 metros de calado, possui 37,845 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima de 849 passageiros e 432 tripulantes. 


Quando foi construído, foi considerado um dos navios mais luxuosos de então, presentemente ainda ostenta uma excelente qualidade global, não fosse um navio da já lendária Holland America Line

 
 

Apesar dos seus 22 anos, continua a ser um barco muito procurado, não só pela qualidade global mas também pelo carácter intimista que se vive a bordo.
Em 2012 está prevista mais uma escala deste navio na Região, desta feita na Horta a 8 de Novembro, o que revela o crescente interesse que esta importante operadora tem vindo a demonstrar para com as nossas ilhas.


Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

sábado, 19 de maio de 2012

Clipper Odyssey finaliza périplo nos Açores

Esta semana, seis das nove ilhas dos Açores receberam a visita do navio de cruzeiros Clipper Odyssey.

 
Foto: Paulo Pires - Clipper Odyssey - Angra do Heroísmo - 2012/05/16

A viagem de 17 dias, que se iniciou em Granada, na Espanha, tem como destino final Ponta Delgada. Neste périplo, o navio aportou em Málaga, Gibraltar, Casablanca, Agadir, Lanzarote, Tenerife, La Gomera e Funchal. 

 
Foto: Paulo Pires - Clipper Odyssey - Angra do Heroísmo - 2012/05/16

Depois da escala de terça-feira em Santa Maria já divulgada aqui no blogue, seguiram-se escalas em Angra do Heroísmo na quarta-feira, Graciosa na quinta, São Roque do Pico e Faial na sexta e Ponta Delgada neste Sábado, onde terminou o cruzeiro.


 

A cidade Património Mundial recebeu este navio pela segunda vez, numa escala registada por Paulo Pires a quem agradecemos os registos apresentados. Por seu turno a escala na ilha Graciosa (entre as 10h00 e as 21h00) foi uma estreia deste navio naquele porto, registada com agrado pelo blogue O Porto da Graciosa.

 

 

Mais uma vez agradecemos ao Manuel Bettencourt os registos desta escala no porto da Praia.


O porto da Graciosa já com 5 escalas de navios de cruzeiro em 2012, um número interessante e inédito. 

 

 

Na sexta-feira o Clipper Odyssey esteve em escala nas ilhas irmãs do Faial (06h20 - 12h30) e Pico (14h00 - 18h20), respectivamente nos portos da Horta e São Roque.

Foto: Rui Brum Ávila - Clipper Odyssey - São Roque do Pico - 2012/05/18

Fonte: Localizatodo - São Roque

A finalizar o itinerário a escala de hoje nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, onde finalizou manobra de atracagem pelas 06h45.



No dia de amanhã, Domingo, o Clipper Odyssey parte dos Açores pelas 10h00 rumo a Plymouth, no Reino Unido. Dado o sucesso de mais este cruzeiro, esperamos ver este navio e a ZECO Expeditions de volta aos Açores no próximo ano.



Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Clipper Odyssey de regresso e Expedition de partida

 

Esta semana, seis das nove ilhas dos Açores recebem a visita do navio de cruzeiros Clipper Odyssey. Nesta terça-feira coube ao porto de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, receber a primeira escala deste itinerário, precisamente 1 ano após a sua primeira passagem.


A viagem de 17 dias, que se iniciou em Granada, na Espanha, tem como destino final Ponta Delgada. Neste périplo, o navio aportou em Málaga, Gibraltar, Casablanca, Agadir, Lanzarote, Tenerife, La Gomera e Funchal. 

 

Nos Açores fez hoje escala em Santa Maria, entre as 08h00 e as 19h00, seguindo-se Angra do Heroísmo na quarta-feira, Graciosa a 17, São Roque do Pico e Faial a 18, sendo esperado em Ponta Delgada a 19 de Maio, onde termina o cruzeiro.


Inaugurado em Abril de 1989, foi construído no Japão pelos estaleiros Nippon Kokan KK, em Tsu. Com 103 metros de comprimento, 15.4 metros de largura, 4,3 metros de calado, possui 5,218 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 120 turistas e 70 tripulantes. O navio comporta 5 decks para passageiros, com um total de 64 cabines, todas com vista para o exterior. 


Embora de pequenas dimensões, este tipo de navio de cruzeiro faz parte de um importante nicho de mercado para a Região, os chamados “cruzeiros temáticos”, para os quais os Açores funcionam como destino e não apenas um ponto de passagem. Depois de semelhante périplo no ano transacto, em 2012 a Zegrahm repete o cruzeiro, o que é sinónimo do como estas nossas paragens são cada vez mais apreciadas por quem cá passa. Conheça melhor este navio aqui.


Os registos desta escala em Vila do Porto foram partilhados por Mário Silva, habitual colaborador do nosso blogue, a quem muito agradecemos mais esta partilha.
 

Por seu turno o Expedition terminou hoje o seu périplo pelos Açores em Ponta Delgada, desembarcando passageiros partindo pelas 12:10 rumo a Portsmouth, no Reino Unido.


No dia de ontem efectuou escala no porto de São Roque do Pico, como documentam as fotos de Paulo Azevedo (blogue Porto da Madalena). 


A escala na ilha Montanha decorreu entre as 07h50 e as 17h20.

Fonte: Localizatodo

Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

Memórias: Expedition
Página Oficial do Expedition
Página Oficial da Plein Cap

domingo, 13 de maio de 2012

Celebrity Constellation em Ponta Delgada, Expedition na Graciosa


Neste Domingo de festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada, entre as 06h25 e as 14h20 horas, o navio de cruzeiros Celebrity Constellation realizou escala no terminal de cruzeiros das Portas do Mar. 

 

O luxuoso navio da Celebrity Cruises, uma das subsidiárias do grupo Royal Caribbean International, encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Amesterdão, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Lisboa, Le Havre e Dover. Este habitual reposicionamento é motivado pelo facto do referido navio ter programada a temporada de verão no norte da Europa.


Inaugurado em Março de 2001, foi construído em França nos conhecidos estaleiros Chantiers de L’Atlantique. Com 294 metros de comprimento, 32.2 metros de largura e 8 metros de calado, possui 90.280 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2450 turistas e 999 tripulantes.
São 11 os decks para passageiros, com um total de 957 cabines, das quais 780 são exteriores e 195 interiores. Conheça melhor este navio aqui. 
Num dia festivo para a ilha de São Miguel, a presença do Celebrity Constellation veio acrescentar mais cor e vida a um dia de grande tradição religiosa em Ponta Delgada.
Por seu turno o Expedition esteve hoje em escala no porto da Praia da Graciosa, tendo chegado ao porto comercial da ilha branca pelas 08h00. As fotos e vídeo são da autoria de Manuel Bettencourt (Blogue O Porto da Graciosa), habitual colaborador do nosso blogue, a quem agradecemos mais este contributo.


 
O navio partiu rumo ao Pico pelas 00h00, tendo prevista chegada à ilha montanha pelas 08:00 (dados AIS).

Fonte: Localizatodo

Recorde-se que este pequeno navio de cruzeiros efectua um roteiro nos Açores com escalas em algumas das ilhas do arquipélago.
Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

Memórias: Expedition
Página Oficial do Expedition
Página Oficial da Plein Cap