sábado, 9 de março de 2013

São Miguel e Terceira no Google Street View

Texto: Açoriano Oriental Online
Imagens: Google Maps

 Portas do Mar (Ponta Delgada) em Abril de 2010 com o cruzeiro Clipper Adventurer e ferry Express Santorini

Imagine-se em casa, numa tarde de chuva, daquelas tão tipicamente açorianas, que impedem-no de ir passear até à Lagoa das Furnas. Desde o início deste ano, a chuva já não vai ser obstáculo, pois a empresa norte-americana Google já disponibilizou a ferramenta Street View ("Vista de Rua", em português) para duas das nove ilhas dos Açores.

 
Porto Pipas em Angra do Heroísmo

Para já, apenas as ilhas de São Miguel e Terceira estão abrangidas por esta funcionalidade e mesmo nessas apenas as ruas principais. Ainda assim, é possível apreciar o magnífico cenário da Lagoa das Sete Cidades, a partir da Vista do Rei, passear ao redor da Lagoa das Furnas, contemplar o ilhéu de Vila Franca ou as igrejas de Angra do Heroísmo.

 
Cais ferry do porto da Praia da Vitória com o Express Santorini

As fotografias foram recolhidas em abril de 2010, mas só agora é que ficaram acessíveis gratuitamente através do endereço eletrónico https://maps.google.pt.

 
Outra perspectiva do Porto Oceânico da Praia da Vitória

As virtualidades do Street View na Região podem ser encaradas por dois prismas.
O primeiro o de promoção turística dos Açores, ao permitir aos potenciais interessados em visitar o arquipélago navegarem virtualmente por algumas das ‘pérolas’ naturais. Para Albano Cymbron, da Agência de Viagens Melo, esta nova funcionalidade ao dispor dos Açores pode servir como um “aliado para a promoção turística”. A segunda vantagem prende-se com o diluir das barreiras físicas aos emigrantes açorianos, podendo ‘matar’ as saudades da terra natal.

Sem comentários: