terça-feira, 30 de abril de 2013

Norwegian Star estreia em Ponta Delgada acompanhado pelo Star Flyer

 

Neste último (e "mexido") dia de Abril, Ponta Delgada recebeu duas "estrelas" ("Stars") no seu porto: Norwegian Star e Star Flyer. Destaque para o navio de cruzeiros Norwegian Star que efectuou a sua primeira escala no nosso arquipélago. Esta estreia em Ponta Delgada ocorre no âmbito de uma viagem transatlântica de 14 dias entre o porto de Miami e Copenhaga, num itinerário que inclui ainda escalas em Dover e Helsinborg. 

Fonte: SpotAzores

 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Com 2181 passageiros e 1038 tripulantes a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), o Norwegian Star atracou nas Portas do Mar pelas 09h30, rumando a Inglaterra pelas 18h10.


Inaugurado em dezembro de 2001, foi construído nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha, e embora inicialmente se perspetivasse a sua integração na frota da Star Cruises, tal não sucedeu e o navio foi cedido à Norwegian Cuise Lines (NCL) que o posicionou para cruzeiros no Alasca e costa oeste dos EUA.

 

Webcam Norwegian Star - Fonte: NCL

Com 294 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8,2 metros de calado e 78,309 toneladas de arqueação bruta, o Norwegian Star tem capacidade máxima para 3000 hóspedes com 1300 tripulantes.
Possui 12 decks de passageiros com 1150 cabines, das quais 787 têm vista para o exterior e 363 são interiores simples, ou seja, sem qualquer vista para o exterior. A qualidade global das mesmas é elevada, principalmente quando falamos das 36 suites.


Ainda este ano, o Norwegian Star volta a Ponta Delgada, mais precisamente no dia 6 de Outubro.

 

Depois da estreia nacional do Norwegian Star em Ponta Delgada, o porto comercial da cidade micaelense recebeu a escala não programada do luxuoso veleiro de cruzeiros, Star Flyer. Procedente das Caraíbas, mais concretamente de Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, efectuou escala inserida num cruzeiro de 22 dias, que tem como destino final a conhecida cidade de Hamburgo. A manobra de atracagem finalizou-se pelas 14h10 tendo o navio partido pelas 20h00 rumo à histórica cidade portuária alemã.

 

Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, o nosso próximo visitante foi inaugurado no mês de Julho de 1991, sendo idêntico ao Star Clipper, que foi concluído no ano seguinte. Tem como principais características técnicas 112 metros de comprimento, 15 metros de largura, 5,6 metros de calado, desloca 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros com 72 tripulantes. Possui 4 decks de passageiros com um total de 85 cabines. Recorde as características deste navio aqui.


Esta foi a terceira escala no mês de Abril da companhia Star Clippers em Ponta Delgada, algo que merece referência especial em virtude de toda a frota da referida companhia ter visitado os Açores num tão curto espaço de tempo.

 

À semelhança do que foi feito há sensivelmente 1 ano por ocasião das escalas do Norwegian Epic (recordar aqui) e Norwegian Spirit (recordar aqui), o Azores Cruise Club, em parceria com a Portos dos Açores, SA e Bensaúde Shipping, realizou com os oficiais do navio uma cerimónia nos jardins da avenida marginal (em frente ao Hotel S. Pedro) pelas 13h00, cerimónia essa relativa à comemoração do Dia da Terra. Foram plantadas algumas árvores e colocada uma placa alusiva à efeméride.

 

O local em questão poderia num futuro próximo passar a denominar-se "Jardim Norwegian Cruise Line"!

 

A iniciativa partiu da Norwegian Cruise Line, que tem assumido ao longo dos últimos anos várias políticas de responsabilidade ambiental na sua frota, tendo inclusive ganho vários prémios (ver aqui).


Participe no blogue e envie-nos as suas fotos destas escalas para geral@azorescruiseclub.com.

Itinerário actual (Norwegian Star)
Site Oficial do Norwegian Star
Itinerário actual (Star Flyer)
Star Flyer em Ponta Delgada (2012/04/28)
Star Flyer em Ponta Delgada (2011/04/15)
Lista de Escalas Previstas - 2013

Sem comentários: