sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Bremen com 3 (!) escalas na ilha de São Jorge


É assim o ritmo de um cruzeiro de expedição! Aproveitando as magnificas condições meteorológicas que se fizeram sentir no dia de hoje, o Bremen (Hapag-Lloyd Cruises) efectuou na ilha de São Jorge 3 escalas, dando aos seus passageiros a oportunidade de conhecer vários pontos da ilha das Fajãs (e do afamado queijo de São Jorge) e de apreciar o mar calmo do canal São Jorge/Pico.

AIS - São Jorge - Fonte: MarineTraffic


Com 118 passageiros e 101 tripulantes a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), maioritariamente alemães, o Bremen partiu de Lisboa no passado dia 30 de setembro e chegou a Ponta Delgada no dia de ontem (quinta-feira 3 de Outubro), onde efectuou a sua primeira escala nos Açores em 2013.

AIS - Fajã dos Vimes - Fonte: MarineTraffic


Registo da passagem do Bremen em 2011 pela Fajã dos Vimes

O dia de hoje começou com a chegada à Fajã dos Vimes, pelas 8h30, onde o navio fundeou até cerca das 10h00. Esta fajã é famosa pelas chamadas colchas aqui produzidas, feitas e tecidas por artesãs locais, em antigos teares de pedais feitos em madeira (Mais detalhes e fotos: Wikipédia).

Webcam Bremen - Calheta - 10h30 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

AIS - Calheta - Fonte: MarineTraffic

Pelas 11h15 o Bremen fundeou junto à Vila da Calheta, como dão conta os registos fotográficos partilhados pelos amigos do blogue Porto da Calheta. Como é habitual neste tipo de escalas, os turísticas deslocaram-se a terra através dos Zodíacos. 


A vila da Calheta é uma das mais antigas povoações da ilha de São Jorge, fundada em 1483 (Mais detalhes e fotos: Wikipédia).


A partida rumo ao porto das Velas deu-se pelas 13h15. Depois de navegar lentamente junto à bonita costa da ilha através de magnificas paisagens, o navio atracou no principal porto da ilha pelas 14h30. Velas (elevada a Vila no ano 1500) é uma sede de concelho histórica, onde se destacam edifícios de traça arquitectónica datada dos séculos XVIII e XIX (Mais detalhes e fotos: Wikipédia)

AIS - Velas - Fonte: MarineTraffic


Desta feita as bonitas fotos aqui disponibilizadas por Mark Marques demonstram como um pequeno navio de cruzeiros como o Bremen assume destaque nas nossas ilhas.


Webcam Bremen - Velas - 16h00 - Fonte: Hapag-Lloyd Cruises

A partida rumo ao grupo ocidental do nosso arquipélago deu-se pelas 19h00, com direito a contemplação da Montanha do Pico despida de nuvens e um pôr do sol junto à ilha do Faial. 


Para amanhã estão então previstas visitas às ilhas das Flores e Corvo. Seguir-se-ão visitas às Lajes do Pico (dia 6), Horta (dia 6 e 7), Graciosa (dia 8), Angra do Heroísmo (dia 9) e Santa Maria (dia 10). Dada a natureza do cruzeiro, o itinerário (bem como os locais de escala) poderão sofrer alterações.


Inaugurado em Novembro de 1990, o Bremen foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, no Japão, então com a designação Frontier Spirit. Mede 111 metros de comprimento, 17 metros de boca, 4,8 metros de calado, possui 6,752 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 145 passageiros com 107 tripulantes. O navio disponibiliza 6 decks para os passageiros com um total de 82 cabines, todas elas com vista para o exterior. Recorde as características deste navio aqui.


Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.com

Fotos do Bremen em São Jorge (2013/10/04)
Itinerário actual
Bremen na Calheta (Blogue Porto da Calheta)
Bremen em Ponta Delgada (2013/10/03)
Bremen em São Jorge (2011/10/17&18)
Webcam - Directo - Bremen 
 
Memórias: Bremen

Sem comentários: