domingo, 4 de maio de 2014

Royal Princess Estreia em Ponta Delgada

 
Foto: André Velho Cabral

Grande estreia do Royal Princess na cidade de Ponta Delgada! Muitos passageiros, tripulantes e locais proporcionaram mais um dia de grande movimento nas principais vias daquela cidade açoriana. Muitos foram aqueles que assistiram ao momento da partida, altura em que os que nos visitaram eram brindados com conhecidas marchas de John Philip Sousa. 

Por seu turno, o comandante do navio despediu-se da nossa cidade com a eterna música da famosa série "The Love Boat" e logo por 4 vezes, o que não é habitual mas revelador da satisfação de uma escala bem sucedida! 

Foto: Eduardo Wallenstein

A estreia do mediático Royal Princess nos Açores foi, sem dúvida, a escala mais aguardada do ano, quer por se tratar da mais recente e inovadora jóia da coroa da conhecida Princess Cruises, quer por ter como madrinha nada mais, nada menos que a Duquesa de Cambridge. Se a estes dois factos adicionarmos o cruzeiro que Mike Arison, patrão da Carnival Corporation, realizou em julho de 2013 neste navio, existem motivos de interesse para ser particularmente notado por onde passa.

Foto: Eduardo Wallenstein

O impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, incluindo o seu roteiro visitas a Ponta Delgada, Southampton, Le Havre e Rotterdam, perfazendo esta viagem um total de 15 dias. Com cerca de 3260 passageiros a bordo, maioria dos quais de nacionalidade norte-americana, esteve sensivelmente entre as 07h00 e as 17h00 nas Portas do Mar.


 
Foto: Eduardo Wallenstein

Inaugurado em junho de 2013, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Com 330 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,5 metros de calado, possui 142,714 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3600 turistas e 1346 tripulantes. 

 
Foto: António Simas

O navio disponibiliza 17 decks para passageiros, com um total de 1780 cabines, das quais 1438 são exteriores e 342 interiores.

Foto: António Farias

No que às comodidades concerne, podemos afirmar que estamos na presença de um navio de eleição, uma clara evolução para patamares mais elevados, mesmo quando comparado com os navios da bem-sucedida Grand class. 


Foto: António Simas

As áreas públicas do Royal Princess primam pela elevada qualidade e funcionalidade, onde se privilegia não o bom mas sim o excelente. A decoração é primorosamente bem conseguida e a organização dos espaços possibilita que perto de 4000 pessoas circulem diariamente sem se ter a noção de confusão.

 
Foto: Eduardo Wallenstein

Inevitável destaque para o Atrium, zona central do navio que se estende por 3 decks, com um espaço cerca do dobro do que a mesma área nos navios da Grand Class, espaço esse verdadeiramente apelativo e simultaneamente acolhedor. Mas os predicados do nosso próximo visitante não se ficam por aqui. Por exemplo, o inovador Princess Live é um estúdio de televisão de onde são emitidos shows relacionados com o cruzeiro e que, posteriormente, ou mesmo em direto, podemos acompanhar no televisor do nosso quarto. 

 
Foto: António Simas

Bem, se preferirmos, podemos assistir in loco ao show, é mesmo só uma questão de escolha. O Calypso Cove, a discoteca Clube 6, o Princess Theatre, o Crooner’s Bar, o Gelato, o International Café, Celebrations ou o Bellini´s são outros recantos que rapidamente se tornaram locais favoritos dos passageiros.

 
Foto: António Farias

Nos decks exteriores, realce para as 3 principais piscinas Fountain, Plunge e Retreat, esta última reservada só para adultos. Entre as duas primeiras piscinas existe um espaço que tanto serve de fontenário, pista de dança ou parque aquático. Ainda em relação a espaços exteriores, referência para o Sanctuary, espaço zen, só para adultos, que, a custo extra, nos propícia momentos de puro relaxamento.


Foto: António Farias

Outra das grandes novidades deste navio é o Seawalk, localizado no Lido Deck, um corredor externo, com piso envidraçado que permite uma visão aérea de uma altura de 40 metros, algo que poderá ser uma experiência sui generis, principalmente quando estamos a navegar. A bombordo, o SeaView Bar possui também piso idêntico com uma majestosa vista para o mar.
 
 
Foto: André Velho Cabral

No que concerne à restauração, desde logo os três restaurantes Concerto, Symphony e Allegro Dining Room assumem particular realce. A decoração, ambiência e a gastronomia estão ao nível dos melhores do género. O buffet Horizon Court e Horizon Bistro são igualmente locais muito requintados e muito bem concebidos. Saliência especial para a maior pastelaria existente em navios de cruzeiro, pois a Pastry Shop assume-se como algo que tem tanto de inovador como de irresistível!
 

Já os restaurantes temáticos Sabatini´s e o Alfredo´s, este último com a assinatura de um dos mais reconhecidos chefes de cozinha inglês, galardoado com 2 estrelas Michelin, afirmam-se pela excelência gastronómica, mas a um custo extra.
 
Foto: Carlos Carvalho

Para os mais novos, a Princess Cruises recriou alguns espaços inovadores. Desde logo para os teenaggers foi concebido um espaço exterior e exclusivo, dotado de jacuzzi, denominado Teen Open Area, onde os jovens, entre os 13 e 17 anos, podem mostrar os seus dotes de Dj. O Shockwaves, o Remix e o Pelicans completam toda essa área dedicada aos mais novos. Recorde reportagens sobre este navio aqui (videos Popular Cruising) e aqui (reportagem Azores Cruise Club em Lisboa).

Foto: Eduardo Wallenstein
Pelas 17 horas, hora prevista para o Royal Princess rumar a Southampton, esperemos que o comandante do navio brinde a cidade com a música que imortalizou a famosa série “The Love Boat”.


O Royal Princess volta a visitar a ilha de São Miguel, desta feita em 2015, e com duas escalas, uma em maio e a segunda em setembro.

Fotos : André Velho Cabral / António Farias / António Simas / Carlos Carvalho / Eduardo Wallenstein (2014/05/04)
Texto : André Velho Cabral

Sem comentários: