domingo, 2 de novembro de 2014

NAVIOS DE CRUZEIRO EM PONTA DELGADA E PRAIA DA VITÓRIA NESTE DOMINGO DE SOL



O terminal de cruzeiros das Portas do Mar em Ponta Delgada recebeu hoje pela segunda vez no corrente ano o navio de cruzeiros NIEUW AMSTERDAM, o mais recente navio da centenária companhia Holland America Line.

Esta segunda visita no corrente ano ao nosso arquipélago integra-se numa viagem transatlântica de 15 dias, que liga Barcelona a Ft. Lauderdale, e inclui ainda escalas nos portos espanhóis de Alicante, Almeria e Cadiz. 

Aquele que é o mais recente navio de cruzeiros da centenária Holland America Line visitou-nos com cerca de 1900 passageiros, maioritariamente norte- americana, e 850 tripulantes. Aquele navio atracou cerca das 07:30, tendo partido pouco depois das 13:30 com destino a Fort Laudardale, porto base do navio durante a próxima época nas Caraíbas.


Inaugurado pela então princesa Máxima (agora rainha da Holanda) a 4 de Julho de 2010, foi construído nos estaleiros Fincantieri, seguindo os parâmetros da classe Signature. Com 285 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,8 metros de calado, possuiu 86,273 toneladas de arqueação bruta e pode atingir os 24 nós de velocidade.

Em 2015, o Nieuw Amsterdam já tem agendado duas escalas nos Açores, a primeira ocorre em Abril, quando visitar a cidade da Horta, e a segunda terá lugar em Ponta Delgada, no dia 25 de Outubro.

O conjunto de imagens que apresentamos registam algumas das muitas fotos obtidas pelos nossos amigos e colaboradores a quem o Azores Cruise Club agradece mais uma vez a disponibilidade dos mesmos.
 (clicar na foto para ver em alta resolução e depois seleccionar ecrã completo)

A outra escala do dia ocorreu no porto da Praia da Vitória com a visita do SAGA SAPPHIRE, navio almirante da Saga Cruises, numa escala integrada no início de um cruzeiro de 32 noites às Caraíbas, denominado “Caribbean Spice Isles”.

Aquele navio oatracou naquele porto terceirense pelas 07:00, tendo largado pelas 16:00 com destino a a St. John’s, na ilha de Antigua.

foto : Tiago SIlva
O membro mais recente da frota da Saga possui 200 metros de comprimento, 28,6 metros de boca, 8,4 metros de calado e tendo 37.301 toneladas de arqueação bruta. Com capacidade total para 704 passageiros e 450 tripulantes, na presente viagem transporta 566 passageiros, na sua maioria de nacionalidade britânica, e 438 tripulantes. Disponibiliza 10 decks públicos, com um total de 376 cabines, 282 das quais são exteriores e 94 interiores simples.

texto : António Silva/André Moura

Sem comentários: