segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

TRÊS NAVIOS DE CRUZEIRO ESTA SEMANA NA CIDADE DA HORTA


Na semana que agora se iniciou, a cidade da Horta prepara-se para receber três importantes escalas de navios de cruzeiro. As visitas dos navios Marco Polo, Oceana e Hamburg estão agendas respetivamente para os dias 10, 11 e 15 do corrente, prevendo-se que as mesmas representem cerca de 3000 passageiros de visita à ilha faialense.

O primeiro visitante será o nosso já bem conhecido Marco Polo, navio que está a celebrar o seu 50.º aniversário de atividade. Esta escala, à semelhança do ano transato, integra-se num cruzeiro de 42 noites denominado Amazon, West Indies & The Azores e no arquipélago açoriano, além da ilha do Faial, o ex Alexander Pushkin tem ainda previsto uma visita à ilha de São Miguel.

Depois do périplo por terras de Vera Cruz e Caraíbas, o clássico paquete zarpou de Bridgetown, Barbados, nas Caraíbas, rumo à cidade da Horta onde se estima que a sua chegada ocorra pelas 10:00 horas de amanhã, largando para Ponta Delgada pelas 20:30 horas do mesmo dia. Na cidade micaelense é aguardado cerca das 07:00 horas do dia 11, devendo regressar a Londres, com os seus 725 passageiros, cerca das 23:00 horas.

Inaugurado em 1965, mantém os seus originais 176 metros de comprimento, 23,6 metros de boca e 8,2 metros de calado, possui 22,080 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade máxima para 820 passageiros com 356 tripulantes. Disponibiliza 8 decks para passageiros com um total de 425 cabines, 292 das quais com vista exterior.

No dia seguinte, será a vez do também aniversariante Oceana, paquete que precisamente este mês totaliza 15 anos de serviço, visitar a cidade faialense. Proveniente de Southampton, o navio de cruzeiros Oceana realiza a sua segunda escala de 2015 na ilha do Faial, escala essa prevista no itinerário de 24 noites designado Caribbean & Azores.

Com 1930 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, é aguardado pelas 07:00 horas de quarta feira no fundeadouro comercial do Porto da Horta e estima-se que aí permaneça até às 17:00 horas, altura em que retoma a viagem com destino a St. Johns, na ilha de Antigua. Assinale-se ainda que, no âmbito desta viagem, o Oceana vai realizar uma escala em Ponta Delgada a 27 de Fevereiro, aquando do regresso a terras britânicas.

Construído nos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone, Itália, foi o último navio de uma série de encomendas para a Princess Cruises, depois do Sun Princess, Dawn Princess e Sea Princess. Foi inaugurado em Fevereiro de 2000, como Ocean Princess, para operar nas Caraíbas e Alasca. Dois anos mais tarde, foi transferido para a P&O Cruises e batizado com a atual designação. Passou a operar no mercado britânico, tendo Southampton como o seu porto base de operações, situação que, acrescente-se, ainda hoje se mantem.

Em dia de domingo gordo, o novo Terminal Marítimo da Horta aguarda a escala do navio de cruzeiros Hamburg. A referida visita faz parte de itinerário atlântico, que liga as Caraíbas aos Açores, de Pointe-à-Pitre a Ponta Delgada, e ainda contempla uma paragem na ilha Terceira. Findo este périplo, o navio operado pela Plantours & Partner vai realizar um cruzeiro temático ao nosso arquipélago, viagem essa que se inicia em Ponta Delgada, no dia 17 deste mês, estando programadas escalas em 6 ilhas açorianas.

Inaugurado em 1997, então com a designação de C. Columbus, foi construído nos estaleiros MTW Schiffswerft, em Wismar, Alemanha. Desde dessa altura que esteve ao serviço do conhecido armador alemão Hapag Lloyd, que utilizou o navio para cruzeiros no norte da Europa, Grandes Lagos e inclusive, em 2007, num World Cruise. A ligação ao referido armador terminou em 2012, tendo sido transferido para outro operador germânico, no caso a Plantours & Partner Kreuzfahrten, que desta forma regressa aos Açores depois de em 2013 ter efetuado aqui 3 escalas.

Tendo capacidade para 400 passageiros e 170 tripulantes, o Hamburg possui 15,016 mil toneladas de arqueação bruta, 144 metros de comprimento, 22 metros de boca e 6 metros de calado. Com 6 decks para passageiros, dispõe de 204 cabines, 124 das quais são exteriores e 80 interiores.

Em qualquer dos cruzeiros aqui referidos, o nome Açores assume destacado protagonismo, não só no cruzeiro temático mas também nas grandes viagens transatlânticas, sinónimo da crescente relevância que este arquipélago tem vindo a consolidar junto dos principais armadores/operadores da atualidade.

fotos : Arquivo do Azores Cruise Club
texto : André Moura

Sem comentários: