terça-feira, 21 de abril de 2015

REGAL PRINCESS e AMSTERDAM amanhã em Ponta Delgada

O dia de amanhã reserva a estreia surpresa do novíssimo e mediático REGAL PRINCESS nos Açores e será, sem dúvida, uma das escalas mais badaladas deste ano, quer por se tratar da mais recente e inovadora jóia da coroa da conhecida Princess Cruises, quer por ter tido como “padrinhos de baptismo” os principais actores da famosa série dos anos 80, “ The Love Boat”. 
O impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, numa rota que previa efetuar visitas a Halifax, no Canadá, Cork, Le Havre, Rotterdam e Hamburg, até finalizar o cruzeiro na capital dinamarquesa. Contudo, a forte agitação marítima que se faz sentir entre o Canadá e a Irlanda aconselharam um reajustamento da rota mais para sul, contemplando uma visita a Ponta Delgada.
Inaugurado em Maio do ano passado, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Possui 330 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,5 metros de calado, deslocando 142.714 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3560 turistas e 1346 tripulantes.
 O navio disponibiliza 17 decks para passageiros, com um total de 1780 cabines, das quais 1438 são exteriores e 342 interiores. Estão a realizar este cruzeiro 3257 passageiros, maioria dos quais de nacionalidade norte-americana, que são aguardados pelas 07:05 horas de amanhã e prevê-se que cá permaneçam até cerca das 18:00 horas do mesmo dia.
Este será, sem dúvida, o ponto alto de um dia que também ficará assinalado pela escala em simultâneo do AMSTERDAM, um dos navios almirante da frota da prestigiada e centenária Holland America Line.
A referida visita integra-se num World Cruise de 114 dias, que se iniciou a 5 de janeiro em Ft. Lauderdale e deverá terminar na naquela cidade norte americana no último dia do corrente mês, depois de visitar cinco continentes e 45 cidades. Esta viagem de circunavegação levou os cerca de 900 passageiros que se encontram a bordo às Caraíbas, Canal do Panamá, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Singapura, Malásia, Índia, Emiratos Árabes Unidos, Egito, Turquia, Grécia, Itália, Espanha e, finalmente, Açores. Tem chegada prevista para as 06:30 horas de amanhã e deve zarpar, rumo a Ft. Lauderdale, pelas 17:00 horas de quinta feira, dia 23 de abril, fazendo assim uma overnight em Ponta Delgada. Após ter sido construído nos estaleiros Fincantieri, em Veneza, o AMSTERDAM foi inaugurado em Outubro de 2000. É o terceiro navio da operadora holandesa a assumir a designação das primeiras embarcações que navegaram para esta companhia no já longínquo ano de 1880. Não sendo um dos maiores paquetes daquela frota, é, juntamente com o quase idêntico Rotterdam, navio-almirante da Holland America Line.
Com 237 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,5 metros de calado, possui 62,735 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para atingir uma velocidade máxima de 25 nós o que lhe valeu a carinhosa designação de “Fastdam”. Com lotação máxima para 1380 passageiros e 648 tripulantes, possui 12 decks para passageiros, com um total de 660 cabines, 542 das quais com vista para o exterior e apenas 118 interiores.
Sem dúvida um dia de muito movimento em Ponta Delgada e que de certeza trará muito movimento à cidade com a presença de mais de 4.000 passageiros e 2.000 tripulantes.
Um dia que por certo fará com que muitos dos nossos amigos e colaboradores passem pela Marginal e Portas do Mar à procura de novos ângulos para as suas fotos ou para apreciarem estes dois magníficos navios de cruzeiro.

No âmbito das suas actividades o Azores Cruise Club iré efectuar uma visita a este emblemático paquete holandês com 15 dos seus associados.

fotos : Princess Cruises, HAL
texto : André Moura/António Silva

Sem comentários: