domingo, 10 de maio de 2015

DIA MÁGICO EM PONTA DELGADA COM A PRESENÇA DO QUANTUM of the SEAS

foto : OVER
Ponta Delgada foi ontem sem dúvida alguma a capital portuguesa dos cruzeiros pois tornou-se a primeira cidade portuguesa a receber o QUANTUM of the SEAS, um dos maiores navios de cruzeiro da actualidade. Uma distinção que a breve trecho será partilha com Lisboa a Funchal com a estreia naqueles portos do Anthem of the Seas, navio da mesma classe deste Quantum of the Seas.
A escala de ontem do terceiro maior navio de cruzeiros do mundo estabeleceu dois novos recordes nos Açores, o de maior navio a atracar na Região e o que mais passageiros trouxe a bordo. Até ao momento esses máximos tinham sido estabelecidos pelo Norwegian Epic, em 2011, na altura também o terceiro maior do mundo, e pelo Independence of the Seas, que em 2009 fez escala em Ponta Delgada, com 3578 passageiros.
O mediático Quantum of the Seas bateu ambos os recordes, uma vez que suas 168,666 toneladas de arqueação bruta destronaram as 155,783 do Norwegian Epic e os 3958 passageiros suplantam os 3578 que viajavam no Independence of the Seas e visitaram Ponta Delgada a 19 de abril de 2009. 
Podemos ainda acrescentar que este também foi o navio com maior comprimento a atracar no nosso porto, dado que os seus 348 metros de comprimento ultrapassaram os 340 metros do Disney Fantasy, paquete que nos visitou a 20 de Fevereiro de 2012.
A visita deste inovador e ultra moderno navio de cruzeiros a Ponta Delgada, está inserida num viagem de posicionamento entre os EUA e a China, dado que o navio da Royal Caribbean vai ficar posicionado no mercado asiático, e que neste segmento de 11 dias contempla a travessia transatlantica entre New Jersey  e Barcelona, com paragens em Ponta Delgada, Cartagena e Palma de Maiorca.
Tal como era esperado esta visita deste  paquete despertou um enorme entusiasmo nos entusiastas de navios, que assim puderam testemunhar esta escala inaugural.


Assim tal como esperávamos recebemos um conjunto muito interessante de imagens que aqui partilhamos, certos que as mesmas despertarão a melhor curiosidade.

A convite CMJ Rieff, agentes da RCI em Ponta Delgada e da Melair, representantes em Portugal da Royal Caribbean  o Azores Cruise Clube esteve presente a bordo na cerimónia oficial de boas vindas, assim como no "ship-tour" organizado pelo representante daquela empresa norte-americana no nosso país, tendo assim a possibilidade de conhecer a maioria dos seus inovadores espaços públicos, constatando todas as inovações deste magnífico navio de cruzeiros que alia a mais completa tecnologia ao requinte e conforto de todos os seus inúmeros espaços de lazer, proporcionando algumas experiências únicas em navios de cruzeiro.



É desta visita que apresentamos igualmente um conjunto muito interessante de fotos da autoria dos nossos sócios José Borges e Bruno Rodrigues, nas quais podemos observar muitos dos interiores deste extraordinário navios de cruzeiros que ontem esteve em Ponta Delgada.

(clicar na foto para visualizar em ecran completo)
Refira-se  como curiosidade final que a bordo do Quantum of the Seas viaja um grupo de açorianos desde New Jersey e que em Ponta Delgada embarcaram igualmente mais 12 passageiros oriundos de S. Miguel.

De referir igualmente que o Anthem of the Seas,  gémeo deste inovador navio ficará baseado em Southampton durante a temporada de verão de 2015 de onde efectuará uma conjunto muito interessante de itinerários que poderão constituir uma excelente opção para cruzeiros neste Verão, agora que o reforço das ligações entre Ponta Delgada e Londres é uma realidade.

texto: António Silva/André Moura

Sem comentários: