sábado, 21 de novembro de 2015

QUEEN ELIZABETH de regresso aos Açores

O Terminal de Cruzeiros das Portas dos Mar recebe amanhã, dia 22 de Novembro, o QUEEN ELIZABETH, o mais recente navio da centenária Cunard Line. 
Depois da estreia nos Açores em 2011, este regresso a Ponta Delgada integra-se num cruzeiro de 24 noites às Caraíbas, com início e terminus em Southampton, tendo a particularidade de, além da cidade micaelense, incluir, no dia 8 de Dezembro, uma visita à ilha do Faial.

A bordo deste luxuoso paquete viajam 2007 passageiros, na sua maioria britânicos, e 969 tripulantes. 
Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, foi inaugurado a 11 de Outubro de 2010, no famoso porto de Southampton, numa cerimónia que contou com a presença da rainha Isabel II, madrinha do navio.
Como principais características, salientamos os 294 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8 metros de calado, 92 mil toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para acomodar 2092 passageiros e 1046 tripulantes. Disponibiliza 12 decks para passageiros, por onde se distribuem as 1046 cabines, 892 das quais possuem vista para o exterior e 154 são interiores simples.
O Queen Elizabeth é muito idêntico ao gémeo Queen Victoria, ambos evoluções da classe Vista, embora tenha maior capacidade de arqueação bruta e ligeiras diferenças à popa e no deck 11. Por esta razão, é o segundo maior navio da Cunard Line, operador que continua a ter no Queen Mary II o seu emblemático navio almirante.
O QUEEN ELIZABETH tem chegada prevista para as 08h15 e deverá largar amarras, rumo a Barbados, pelas 16h30.

fotos : André Moura, Cruise Capital, António Silva
texto : André Moura/António Silva

Sem comentários: