quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

ESCALAS DE CRUZEIROS NOS AÇORES

Esta semana as cidades da Horta e Ponta Delgada recebem respectivamente uma e duas escalas de navios de cruzeiros, que nesta altura começam a regressar à Europa depois de efectuarem itinerários que os levaram a navegar até alguns portos do outro lado do Atlântico.
O destaque vai para a escala inaugural do navio de cruzeiros MAGELLAN da operadora britânica Cruise & Maritime Voyages, que hoje faz a sua escala inaugural no Terminal Maritimo da Horta. 
O referido paquete está a realizar um cruzeiro de 42 noites intitulado "Amazon, West Indies & Azores" e a visita à Horta confirma mais uma vez a relevância da nossa Região na rotas entre o Reino Unido e o continente Americano. Este itinerário, muito procurado na temporada de inverno, teve início no passado dia 5 de janeiro, em Tilbury, e antes da escala no porto faialense aquele navio visitou alguns portos europeus, Cabo Verde, Brasil e Caraíbas. 
Nesta sua escala pelo arquipélago transporta cerca de 1057 passageiros e 567 tripulantes que depois de uma estadia naquela cidade faialense partirão para Ponta Delgada aonde aquele navio é aguardado pelas 08H00 de amanhã, estando a partida marcada para as 23H00 com destino a Tilbury no Reino Unido.
Inaugurado em julho de 1985, então com a designação Holiday, foi construído na Dinamarca pelos estaleiros Aalborg Vaerft e foi o primeiro navio de um trio de encomendas efetuadas pela Carnival Cruise Lines tendo em vista a renovação da sua frota. Nos dois anos seguintes, entraram ao serviço, respetivamente, o Jubilee e o Celebration. O sucesso destes novos "The Fun Ships" foi assinalável ao ponto de integrarem, sistematicamente, o topo das preferências do público norte americano que realizava cruzeiros no final da década de 80 e inícios de 90. 
Em 2010, este navio foi transferido para o operador Ibero Cruceros, a subsidiária espanhola do grupo Carnival, assumindo a designação Grand Holiday. Quatro anos volvidos, a britânica Cruise & Maritime Voyages anunciava a integração do doravante designado Magellan na sua frota, o que se viria a efetivar na primavera de 2015. Com 222 metros de comprimento, 28 metros de boca, 7,8 metros de calado, o Magellan possui 46,052 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para acomodar 1250 hóspedes e 575 tripulantes. O navio disponibiliza 9 decks para passageiros, por onde se distribuem as suas 726 cabines.
Também no dia de amanhã o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar ira receber a escala do navio de cruzeiros VENTURA, um dos paquetes da famosa e centenária companhia britânica P&O, que nesta cidade fará a última escala de um cruzeiro de 28 noites que o levou até às Caraíbas.
A bordo viajam 2950 passageiros que assim nesta ilha poderão descobrir algumas das mais conhecidas paisagens de São Miguel durante a estadia do navio.
A sua chegada está agendada para as 07H45 de amanhã, estando a partida registada para as 16H30 com destino a Southampton, destino final deste cruzeiro.
fotos: Lidia Castelo, SpotAzores, André Moura, José Borges
texto: António Silva/André Moura


Sem comentários: