domingo, 17 de abril de 2016

DOMINGO DE EMOÇÕES EM PONTA DELGADA

O porto de Ponta Delgada registou hoje um assinalável movimento com a presença de dois navios de cruzeiros em escalas programadas e de outro que se desviou da sua rota inicial afim de desembarcar um passageiro a necessitar assistência médica.
O primeiro navio a chegar ao terminal de cruzeiros das Portas do Mar foi o AIDAvita da conceituada operadora alemã Aida Cruises que que está realizar um roteiro transatlântico iniciado no passado dia 7 do corrente, em Miami, e com destino a Hamburgo, homeport para a temporada de primavera/verão deste ano. A bordo viajam 1086 passageiros de nacionalidade alemã que durante a escala puderam desfrutar das belezas da ilha até cerca das 19h00, altura em que aquele paquete partiu rumo ao norte de Espanha, mais precisamente a La Coruña.
Inaugurado em abril de 2002, o AIDAvita foi construído na Alemanha pelos estaleiros Aker MTW, em Wismar. Foi o segundo navio a integrar a jovem operadora alemã de pavilhão italiano, depois do AIDAcara e antes do idêntico AIDAaura. Com 203 metros de comprimento, 28 metros de boca e os 6,2 metros de calado, possui 42.289 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para acomodar 1500 hóspedes e 426 tripulantes.
Para além do AIDAvita, o terminal de cruzeiros recebeu também esta manhã o pequeno paquete expedicionário SERENISSIMA, navio operado pela britânica Noble Caledonia, que pelo segundo ano consecutivo vai realizar mais um cruzeiro "Islands of Azores", onde tem programado escalas em todas as ilhas do arquipélago. 
Os seus 88 passageiros que começaram a chagar no dia de ontem e hoje a esta ilha embarcarão até ao fim do dia e o navio ficará em Ponta Delgada até ás 19 horas do dia de amanhã.
De Ponta Delgada o navio para a Graciosa (19 de Abril), Corvo e Flores (20 de Abril), Horta (21 de Abril), Cais do Pico (22 de Abril), Velas de São Jorge (23 de Abril), Praia da Vitória (24 de Abril) e Vila do Porto (25 de Abril). No dia 26 de Abril, finda o périplo açoriano em Ponta Delgada, onde vão desembarcar os passageiros, que permanecem ainda uma noite naquela cidade e no dia seguinte regressam ao Reino Unido.
Inaugurado em Junho de 1960, foi construído nos estaleiros Trondheims Mek, na Noruega. Então baptizado Harald Jarl, fez grande parte da sua carreira na navegação costeira norueguesa e viagens aos célebres fiordes daquele país. Em 2003, foi alvo de uma profunda renovação e passou a ser fretado, já como Andrea, à Noble Caledonia. Em 2013, um consórcio russo adquiriu o navio, remodelou-o, atribuí-lhe a actual designação e fretou-o novamente aquele operador britânico. Com 87 metros de comprimento, 13 metros de boca e 4,7 metros de calado, possuiu 2.632 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para transportar 100 passageiros e 60 tripulantes.
O Serenissima apresenta os requisitos ideais para esta tipologia de cruzeiro nas ilhas e o itinerário que tem previsto para a nossa Região é mais uma vez de extrema importância para o incremento da aposta dos Açores como destino e não apenas ponto de paragem em roteiros transatlânticos. Oportunidade, pois, para os 88 passageiros, maioria britânicos, desfrutarem das belezas açorianas e do que melhor temos para oferecer a este nicho de mercado.
Ainda esta manhã o CELEBRITY SILHOUETTE, um dos maiores navios da operadora norte-americana Celebrity Cruises veio a Ponta Delgada desembarcar um passageiro doente, tendo permanecido no ancoradouro comercial o tempo necessário para o desembarque em causa.
Mesmo sendo uma visita curta e inesperada, regista-se a primeira escala daquele navio nesta cidade, realçando-se a posição estratégica dos Açores no meio do Atlântico aonde estão sempre disponíveis serviços de assistência médica condignos para situações idênticas às de hoje.
Tal como tem acontecido, recebemos de alguns dos nossos sócios, amigos e colaboradores um conjunto muito abrangente de fotos que publicamos neste interessante álbum fotográfico.



fotos : André Moura, António Silva, António Simas
texto : António Silva/André Moura

Sem comentários: