terça-feira, 24 de maio de 2016

Grande movimento de navios de cruzeiros nos Açores

Até ao final do presente mês de maio, os portos açorianos vão registar um intenso movimento de navios de cruzeiros. Tal situação deve-se a facto que num espaço de 9 dias ocorram mais de 20 escalas, a maior parte das quais protagonizadas por dois navios que vão efectuar circuitos temáticos no nosso arquipélago e pelo regresso ao arquipélago de um dos mais luxuosos navios da actualidade.
Assim este conjunto de escalas iniciou-se ontem, dia 23 de Maio na cidade da Horta que recebeu a estreia do MARINA, pertença da companhia norte-americana Oceania Cruises, que naquele porto faialense estabeleceu um novo máximo para a ilha do Faial. Apesar dos 239,3 metros de comprimento não destronarem o recorde do Thomson Dream, com 243,2 metros, as 66.084TAB ultrapassam as 53.872TAB do navio da Thomson Cruises, facto que tornam o navio da Oceania Cruises no maior que visitou, até à data, o Porto da Horta.Esta passagem no Faial esteve inserida num roteiro transatlântico iniciado nopassado dia 14, em New York, tendo como destino final a cidade de Lisboa. 
Os 1161 passageiros que realizam este cruzeiro atlântico de 13 noites, denominado Essence Of The Atlantic, já visitaram Boston, Bar Harbor e Halifax antes das escalas de ontem na cidade da Horta e hoje em Ponta Delgada. Depois desta escala o navio fará igualmente uma paragem na cidade do Funchal antes de chegar a Lisboa.
Construído nos estaleiros italianos Fincantieri, em Génova, entrou ao serviço em janeiro de 2011. Com 239 metros de comprimento, 32,2 metros de boca, 7,4 metros de calado e 66 mil toneladas de arqueação bruta, tem capacidade para acomodar 1258 passageiros com 800 tripulantes. Possui 11 decks para passageiros, com um total de 629 cabines, 611 das quais possuem varanda e apenas 18 interiores.O navio da Oceania Cruises prima pela excelência de concepção e decoração das áreas públicas e excelentes suites. Em ambas, encontramos entre outros, pinturas de famosos artistas como Picasso ou Miró, sendo o restaurante temático do afamado Chef Jacques Pepin  uma das referências da categoria deste navio.
O armador não se poupou a esforços ou despesas para tornar este navio num dos mais luxuosos resorts flutuantes do momento. Efectivamente, a profusão decorativa e requinte que transparece em todo o seu interior não deixam ninguém indiferente. Áreas como o Grand Bar, Monte Carlo Casino, Horizon Lounge, The Grand Staircase, Red Ginger ou o magnífico restaurante The Grand Dining Room, exaltam os sentidos de todos aqueles que tiverem a oportunidade de viajar no MARINA.
Foto obtida desde o restaurante "À TERRA" do novo hotel AZOR
Referência final para as áreas exteriores do navio, espaços que, muito embora sigam padrões comuns aos demais navios de cruzeiro da actualidade, possuem pormenores que o diferenciam dos mesmos. É o caso do Sun Deck, zona da piscina exterior, onde podemos encontrar, por exemplo, palmeiras naturais.Por todos estes predicados, é inegável que o luxuoso MARINA é dos navios referenciados no panorama mundial, merecendo, quer o destaque de várias revistas da especialidade, quer as mais elogiosas críticas relativas às suas elegantes linhas exteriores e comodidades a bordo.
Igualmente temos de salientar o protagonismo deste conjunto de escalas no arquipélago aos navios BREMEN e HANSEATIC, ambos da frota do conceituado armador germânico Hapag Lloyd, dado que têm previsto realizar, no conjunto, cerca de 15 escalas nas ilhas açorianas.
O BREMEN e os seus 141 passageiros chegaram pelas 06h30 a  Ponta Delgada, ao passo que o HANSEATIC, que embarca no nosso porto os 163 passageiros, chegou pelas 18h30, ficando ambos os navios em "overnight" em Ponta Delgada.Finda esta estadia no porto micaelense, vão largar amarras ao final do dia de amanhã rumo ao Grupo Central, realizando dois interessantes périplos, o que não deixa de ser relevante pela crescente procura que o destino Açores tem gerado junto do mercado alemão, ao ponto de dois navios do mesmo armador visitarem, em simultâneo, este arquipélago.

fotos: Silvio Ferreira, Luís Prieto, José Mello Breyner, SpotAzores.
texto: António Silva/André Moura

Sem comentários: