terça-feira, 25 de outubro de 2016

BRITANNIA de regresso a Ponta Delgada

Foi com um tempo ameno de Outono que Ponta Delgada deu hoje as boas vindas ao paquete BRITANNIA, navio almirante da conhecida e popular operadora britânica P&O que se encontra a fazer um itinerário transatlântico com destino a Bridgetown nos Barbados, aonde fará a época de inverno até ao próximo mês de Marco do próximo ano.
A bordo viagem 3687 passageiros maioritariamente britânicos que durante a estadia daquele navio em São Miguel puderam conhecer alguns dos mais emblemáticos recantos da ilha enquanto outros transmitiram à cidade um desusado movimento.
Este gigante dos mares foi batizado pela Rainha Elizabeth em Southampton  a 10 de Março de 2015, sendo até ao momento o maior navio de cruzeiros alguma vez mandado construir para o mercado britânico de passageiros.¬
A bordo, estão disponíveis áreas únicas e exclusivas. Por exemplo a gastronomia a bordo contará com chefes como James Tanner, Antonio Carluccio, Paul Rankin e Pierre Koffman. Ainda no mundo da gastronomia, o conhecido especialista em doçaria Eric Lanlard terá a sua própria pastelaria a bordo, e o conhecido chefe de cozinha Marco Pierre White terá também o seu próprio restaurante a bordo, sendo que esta área já existia a bordo dos navios Azura e Ventura.
O navio dispõe de 1837 cabinas, sendo que esta é a primeira vez que um navio da P&O Cruises apenas tem cabinas com varanda privada ou cabinas interiores. Destas cabinas 64 são suites ultra-luxuosas e ainda existem 27 cabinas individuais.
Relativamente a mais áreas do navio, destaque para o teatro com capacidade para 936 lugares, bem como 4 piscinas, uma piscina dedicada aos mais jovens.
Também destacável, mas no exterior do navio, é a “Union Flag” a bandeira britânica que está desenhada na proa do navio e que mede 94 metros de comprimento.
O design exterior do navio Britannia anunciado e com inicio de construção em 2013. seguiu os traços do navio Royal Princess, entregue em 2013 à Princess Cruises, sendo que o Britannia está vocacionado para os gostos do mercado de passageiros britânico.
Relativamente a algumas características sobre o Britannia referir que o navio mede 330 metros de comprimento, 44 metros de boca, 70.77 metros de altura, 8.3 metros de calado, desloca 141000 toneladas e tem capacidade para receber até 3611 passageiros em ocupação normal, possuindo também convidados que são servidos por 1398 membros da tripulação.
Tal como o refere a sua operadora P&O Cruises, o Britannia é um navio inspirado pelo passado, mas desenhado para o futuro.

fotos : António Simas, André Moura, António SIlva, Manuel Botelho
texto : António SIlva


Sem comentários: