sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ESCALAS DE CRUZEIROS PELOS AÇORES EM OUTUBRO


Com a chegada do Outono os Açores começam a ser procurados principalmente por navios de cruzeiros que iniciam no velho continente itinerários transatlânticos “Westbound” em direção ao continente americano, principalmente com destino às Caraíbas, aonde fazem a temporada de Inverno naquela região.

 Assim durante o corrente mês haverá um conjunto de 11 escalas, com o natural destaque para Ponta Delgada, aonde são esperados 8 navios de cruzeiros que por estimativa deverão transportar mais de 17.000 passageiros e 7.000 tripulantes, o que constituem números muito interessantes e potenciadores de dias de muita animação em Ponta Delgada e na ilha de São Miguel.                            
Das escalas programadas o destaque vai por inteiro para a escala inaugural do novo CARNIVAL VISTA, o maior navio de cruzeiros construído pela Carnival Cruise Lines, a principal operadora da Carnival Corporation, que é somente o maior grupo mundial da indústria de cruzeiros.
Assim teremos no dia 14 o regresso do BRAEMAR da Fred Olsen Cruise Lines que depois de visitar as cidades da Praia da Victoria e Horta, fará em Ponta Delgada a terceira escala no arquipélago de um interessante cruzeiro de 14 noites denominado “14 nights Portuguese Islands & Cities”, e que contempla paragens unicamente em portos nacionais
No dia 15 será o regresso do ROYAL PRINCESS,  um dos mais conceituados navios de cruzeiros da conhecida Princess Cruises, uma companhia reconhecida em todo o mundo por ter estado ligada à famosa série “The Love Boat” que á alguns anos fazia suspirar muitos corações.
O impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se em viagem transatlântica entre Civitavecchia em Itália e Ft. Lauderdale na Flórida, numa rota que contempla igualmente visitas a Livorno, Toulon e Barcelona. Inaugurado em 2013, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Com 330 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,5 metros de calado, possui 142,714 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3560 passageiros e 1346 tripulantes. O navio disponibiliza 17 decks para passageiros, com um total de 1780 cabines, das quais 1438 são exteriores e 342 interiores.  
Como curiosidade refira-se que o navio acaba de receber um alteração na sua pintura com o aparecimento do emblema da Princess pintado na proa.
Para o dia 20 teremos a visita do AIDAvita, um dos navios mais pequenos da famosa operadora alemã Aida Cruises, que depois de no dia anterior ter visitado a Praia da Victória fará escala no terminal de cruzeiro das Portas do Mar no âmbito de um extenso cruzeiro de 18 noites com saída de Hamburgo e destino final em Miami.
No dia 21 está reservado à escala do CRYSTAL SYMPHONY da Crystal Cruises, uma das mais prestigiadas companhias de cruzeiros da atualidade. Esta escala está integrada num itinerário transatlântico que liga Lisboa a Miami com passagem igualmente por St Thomas nas Caraíbas. Este elegante e requintado navio foi entregue à Crystal Cruises em 1995, pelos estaleiros finlandeses de Kverner MASA em Turku. Com 238 metros de comprimento, 30,2 metros de boca, dispõe de 8 decks para passageiros. Possui 51.044 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade máxima para 940 passageiros e 545 tripulantes. 
Considerado pelos analistas da especialidade como dos poucos navios capazes de proporcionar a sensação de estarmos num navio enorme mas com uma ambiência própria dos navios mais intimistas, o CRYSTAL SYMPHONY traduz-se num requintado conjunto estético, quer exterior, quer, principalmente nos seus interiores, pois destina-se a um mercado muito seleto, que privilegia o luxo, a excelente comida, um serviço altamente qualificado e que visa desfrutar de um ambiente tranquilo e de verdadeiro bem-estar.
No dia 23 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber pela segunda vez este ano o AIDAmar, da AIDA Cruises. Esta escala faz parte do itinerário transatlântico de 18 noites entre a cidade alemã de Warnermunde e Nova York. Sobre as características gerais, o AIDAmar é um dos 4 navios da classe Sphinx, mede 251.9 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e desloca 71304 toneladas, tendo capacidade para receber até 2550 passageiros.
No dia 25 será a vez de Ponta Delgada receber o BRITANNIA, navio almirante de famosa operadora britânica P&O. A sua passagem nesta cidade faz parte do itinerário que aquele navio fará entre Southampton na Grã-Bretanha e Bridgetown nos Barbados, que será o seu porto base na época de Inverno. 
Sobre algumas das suas características devemos referir que o navio mede 330 metros de comprimento, 44 metros de boca, 70.77 metros de altura e 8.3 metros de calado, deslocando 141.000 toneladas. Tem capacidade para receber até 3611 passageiros que são servidos por 1398 membros da tripulação.
O dia 26 ficará marcado na história dos cruzeiros nos Açores quando Ponta Delgada der as boas vindas ao CARNIVAL VISTA, o maior e mais recente navio da Carnival Cruises Lines, que faz  nesta cidade a única escala em portos portugueses nesta  sua época inaugural, e que agora ruma pela primeira vez aos Estados Unidos da América.
Esta sua temporada inaugural pela Mediterrâneo, tem merecido da comunicação social especializada os melhores elogios pelo design e inovações criados naquele navio, aonde tudo foi pensado para o lazer e conforto dos seus passageiros, estando a ser aguardada com muita expectativa a sua chegada ao continente americano aonde ficará sediado em Miami. Sem dúvida alguma um navio para ver e apreciar com muita atenção
As escalas de Outubro terminam no dia 28 com a visita do paquete AURORA, um dos mais populares paquetes da P&O, que faz nesta cidade a ultima escala de um interessante itinerário de 24 noites iniciado no dia 8 do corrente mês em Southampton e que levou aquele paquete até às Caraíbas.
Podemos assim afirmar que nesta segunda quinzena do mês de Outubro teremos a passagem pelo arquipélago de alguns excelentes navios de cruzeiros, o que vem mais uma vez reafirmar a crescente apetência de alguns dos principais operadores pelos Açores.

Fotos: André Moura, João Loureiro, António Silva, António Simas, José Borges
Texto : António Silva

Sem comentários: