segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Navio de Cruzeiros de Expedição AKADEMIK SERGEY VAVILOV em Ponta Delgada

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebeu hoje em escala técnica o navio de cruzeiros de expedição russo, Akademik Sergey Vavilov.
Vindo de Lisboa, o navio atracou em Ponta Delgada pelas 08h45, tendo a sua partida ocorrido pelas 20h00 com destino a Recife, no Brasil.
Construído nos estaleiros finlandeses Hollming, foi inaugurado em março de 1988 e destinava-se ao instituto oceanográfico Shirshov, na antiga URSS. Na época, o Akademik Sergey Vavilov operava como navio de pesquisa oceanográfica em zonas polares.
Na década de 90, foi intervencionado com o objectivo de se converter em navio de cruzeiros de expedição, aproveitando precisamente algumas das suas características originais como por exemplo o facto de ser quebra-gelos.
Com 117 metros de comprimento, 18 metros de boca e 6 metros de calado reforçado para o gelo, possui 6,344 toneladas de arqueação bruta e disponibiliza 45 cabines que acomodam 92 passageiros. A tripulação habitual é composta por cerca de 65 elementos.
Recentemente, o navio tem realizado cruzeiros de expedição às zonas polares, quer ao serviço da conhecida Quark Expeditions, quer da atual One Ocean Expeditions.
Esta viagem de reposicionamento antecede a temporada de cruzeiros que vai realizar na Antártida.
O nome deste navio é uma homenagem ao referenciado cientista soviético Sergey I. Vavilov, figura que ocupou a presidência da Academia das Ciências da URSS entre 1945 e 1951.

fotos : António Silva, André Moura
texto : António Silva/Portos dos Açores 

Sem comentários: