sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Apresentamos o AIDA Helios, o primeiro navio de cruzeiros do mundo movido a LNG

Foi apresentado esta semana nos estaleiros Meyer Werft em Papenburg o novo navio de cruzeiros AIDA Helios que a companhia alemã Aida Cruises mandou construir.
  
Este revolucionário navio de cruzeiros da AIDA Cruises navegará  exclusivamente com LNG, num conceito "Green Cruising", deixando de usar o diesel marítimo ou óleo pesado como combustível, tornando-se assim no primeiro navio de cruzeiros "limpo" do mercado. 
Esta nova classe "Helios", que se inicia com a aparição deste AIDA Helios terá dimensões maiores do que os da classe "Prima", pois terá 337 metros de comprimentos, 42 metros de boca, e o número impressionante de 20 decks de altura. Irá deslocar 183.900 toneladas de arqueação bruta (GT). Disporá de 2.500 camarotes que terão capacidade de alojamento para 5200 passageiros em ocupação dupla ou, 6000 em ocupação máxima.

Segundo a companhia esta nova geração de navios irá combinar um  design inovador com tecnologia de ponta para um maior conforto a bordo. 
Entre alguns números deste navio refira-se que o mesmo terá 15 restaurantes e 23 bares, números que atestam algumas das novidades que o AIDA Helios irá trazer ao mercado de cruzeiros.
Aqui ficam portanto alguns interessantes dados do novo "gigante de mares" desta conceituada operadora alemã,  que no Inverno 2018/2019 começará a operar com base nas ilhas Canárias e Madeira.
Para quem tinha a ideia de que a mudança para os novos combustíveis por parte da industria dos cruzeiros iria ainda demorar alguns anos, aqui fica a resposta de mais uma operadora, pois como se sabe para além da AIDA Cruises também a P&O irá ter navios de cruzeiros da nova geração. 

                  Assista ao video de apresentação do navio
Com o aparecimento desta nova geração de navios de cruzeiros fica lançada a questão. Em que  ficamos com o tão badalado projecto LNG nos Açores?. 
Atendendo aos desafios que se vão colocar num futuro próximo, temos a certeza que por exemplo o grupo Bensaúde não deixará de estar atento à possibilidade de disponibilizar LNG no porto de Ponta Delgada, que é naturalmente o porto que terá mais lógica em disponibilizar este tipo de combustível para abastecimento desta nova geração de navios, uma de forma a incentivar que tanto a  Aida Cruises como a P&O  possam vir ainda mais vezes aos Açores com esta classe de navios movidos a LNG. 

Imagens : Aida Cruises
texto......: António Silva

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