quinta-feira, 6 de abril de 2017

MIDNATSOL EM ESCALA INAUGURAL EM PONTA DELGADA


Ponta Delgada recebeu hoje a escala inaugural do navio de cruzeiros MIDNATSOL, do operador norueguês Hurtigruten.
Esta escala está inserida num itinerário denominado "Atlantic Islands Exlorations" iniciado em Lisboa , que para além de São Miguel também inclui visitas à Madalena do Pico e a Angra do Heroísmo. Depois destas escalas no arquipélago, o navio rumará ao arquipélago da Madeira e ilhas Canárias, concluindo este cruzeiro na cidade marroquina de Casablanca.
A Hurtigruten, companhia com longa tradição das viagens costeiras na Noruega, está claramente a apostar em viagens extramuros e em particular no Corredor Atlântico, procurando atrair uma clientela mais variada e para um destino mais emergente.
                      
Depois de em 2014 nos ter visitado com o pequeno navio Fram, a opção para estas viagens recaiu no MIDNATSOL, precisamente o maior navio da frota, o que traduz a aposta do armador numa dinâmica diferente das tradicionais viagens costeiras.
Inaugurado em Março de 2003, o Midnatsol foi construído nos estaleiros de Rissa, na Noruega. Com 136 metros de comprimento, 22 metros de boca de calado 16 mil toneladas de arqueação bruta, tem capacidade para transportar como navio de cruzeiros 500 passageiros e 115 tripulantes.
Neste cruzeiro o navio transporta 422 passageiros de diversas nacionalidades e 112 tripulantes.
Concebido especificamente para o mercado nórdico, os seus interiores primam por uma decoração clara e muito agradável sem o uso de cores berrantes.
A bordo existe um conjunto muito interessante de obras da moderna arte norueguesa, que se podem apreciar ao longo dos seus espaços públicos. Podemos dizer mesmo que a sua ambiência a bordo é verdadeiramente amigável e muito sociável, o que torna este navio muito popular entre os aficionados da companhia.                         
Tal como acontece em situações semelhantes a administração da Portos dos Açores e a CMJ Rieff & Sons, agentes da Hurtigruten nos Açores  deslocaram-se a bordo daquele navio para uma cerimónia de boas vindas e troca de placas com o Cmte do MIDNATSOL, que manifestou a sua satisfação por estar pela primeira vez no nosso arquipélago, tecendo palavras elogiosas para com as belezas das nossas ilhas que iria conhecer pela primeira vez.
Após a mesma foi proporcionado a todos os presentes um agradável “ship-tour” ao navio que nos permitiu descobrir a agradável vivência que o mesmo apresenta, fruto da sua decoração muito sóbria mas de muito bom gosto e excelente qualidade.
                     
É desta incursão a bordo do MIDNATSOL que apresentamos este conjunto de fotos de alguns dos espaços deste paquete que hoje nos visitou pela primeira vez.
          (CLICAR NUMA FOTO PARA VER EM ECRAN COMPLETO)









 


























De salientar que a Hurtigrutem tem igualmente agendado para o próximo mês de Outubro outro cruzeiro idêntico ao nosso arquipélago, estando igualmente definidos para 2018 mais dois itinerários iguais.
fotos: António Silva, António Simas, André Moura.
texto: António Silva/André Moura

Sem comentários: