terça-feira, 9 de maio de 2017

NORWEGIAN JADE em escala inaugural no Terminal das Portas do Mar

O Terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu hoje, dia 9 de Maio a escala inaugural do NORWEGIAN JADE, um dos seis navios da classe "Jewel" da conhecida operadora norte-americana Norwegian Cruise Line.
Esta paragem em São Miguel ocorre no âmbito de uma viagem transatlântica entre o porto de Tampa na Flórida  e Southampton, num itinerário que inclui ainda escalas em Miami, Ponta Delgada, Cork e Falmouth. Neste itinerário transatlântico o navio transporta  2320 passageiros e 1050 tripulantes.
Com 294 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8,2 metros de calado e 93.558 de arqueação bruta, o NORWEGIAN JADE tem capacidade máxima para 2.800 hóspedes e cerca de 1.150 tripulantes.
Inaugurado em Maio de 2006, foi construído nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha. Foi integrado na Norwegian Cruise Line America como Pride of Hawai, destinado a operar entre os Estados Unidos e o Hawai. A pouca rentabilidade daqueles itinerários estiveram na base da decisão de, em 2008, o navio rumar à Europa. 
Norwegian Jade em Ponta Delgada em 2008
Nesse mesmo ano, visitou Ponta Delgada, ainda sem a pintura actual, e ficou atracado no cais comercial, conforme se pode observar na foto acima.
Para comemorar esta primeira escala na Portas do Mar a Portos dos Açores, em colaboração com a firma CMJ Rieff & Sons, agentes da Norwegian Cruise Line nos Açores deslocou-se a bordo daquele paquete afim de cumprimentar o comandante do navio e proceder à habitual troca de placas que se verifica nessas ocasiões.
É desta cerimónia e da visita que foi proporcionada a todos os visitantes que apresentaremos muito em breve um conjunto de imagens dos interiores deste luxuoso navio de cruzeiros que hoje tivemos o prazer de voltar a ver em Ponta Delgada.
(Clicar em qualquer foto para ver em ecrã completo)
fotos: António Silva
texto: André Moura/António Silva

Sem comentários: