domingo, 22 de outubro de 2017

AIDAmar de regresso a Ponta Delgada

 O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu hoje pela segunda vez no corrente ano a visita do navio de cruzeiros AIDAmar, um dos paquetes da famosa operadora alemã Aida Cruises.
Esta escala em Ponta Delgada fez parte de um itinerário transatlântico de 18 noites iniciado na cidade de Hamburgo no passado dia 14 e que irá terminar no próximo dia 31 em Nova York, e que para além de Ponta Delgada,  inclui escalas em Le Havre, Southampton e La Coruna, a que se seguirão os portos de Halifax, Portland e Boston.
A bordo viajam 2147 passageiros e 626 tripulantes, que durante a estadia nesta cidade puderam fazer diversas incursões aos principais pontos turísticos de São Miguel.
O AIDAmar foi inaugurado em 2012, depois de ter sido construído nos estaleiros mais conceituados da actualidade, os cada vez mais referenciados Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha, sendo um  dos navios mais recentes da jovem e dinâmica frota germânica e o sexto, de um total de sete, que foram  construídos com base no projecto da aclamada classe Shinpx.
Com 253 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,5 metros de calado, o AIDAmar possui 71,304 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para acomodar 2550 hóspedes e 650 tripulantes. O navio disponibiliza 14 decks para passageiros, por onde se distribuem as suas 1097 cabines.
Referência final para uma interessante curiosidade, associada ao facto do nome do navio ter resultado de um desafio lançado aos cibernautas, tendo a presente designação sido sugerida pelo entusiasta de cruzeiros madeirense, Jorge Ferreira.

fotos : António Silva
texto : António Silva/André Moura

Sem comentários: