sexta-feira, 6 de outubro de 2017

NAVIOS DE CRUZEIRO NOS AÇORES EM OUTUBRO

O Mês de Outubro tem-se afirmado como uns dos meses de maior movimento de navios de cruzeiros no arquipélago, fruto do reposicionamento de alguns navios, agora que o norte da Europa começa a ser  pouco propicio para os cruzeiros naquela região.
 Do conjunto de escalas previstas o maior realce vai por inteiro para a tão aguardada escala inaugural do NORWEGIAN GETAWAY, um dos maiores navios da aclamada operadora norte americana Norwegian Cruise Line,  que por más condições atmosféricas cancelou a sua escala do passado mês de Maio. Realce igualmente para as escalas inaugurais do SEVEN SEAS NAVIGATOR e VEENDAM em Ponta Delgada e na cidade da Horta.
No que diz respeito a Ponta Delgada as escalas do mês iniciaram-se no dia 3 com o regresso a esta cidade do paquete MIDNATSOL da operadora norueguesa Hurtigruten, que nesta cidade fará a última escala deste cruzeiro pelo Atlântico e que para além de Ponta Delgada, contemplou escalas no dia 1 na Praia da Victória e no dia 2 na Horta.
Construído em 2003 nos estaleiros noruegueses Fosen Mekaniske em Rissa na Noruega, o navio tem como dimensões 135,75 metros de comprimento e 21,5 metros de boca e possui 16.151 toneladas de arqueação bruta. Em ocupação normal dispõe de alojamento para 500 passageiros que poderão atingir os 674 em ocupação máxima. A sua tripulação é constituída por 75 elementos.
No dia de ontem foi a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a visita do paquete ALBATROS da operadora alemã Phoenix Reisen, numa escala inserida num interessante cruzeiro  intitulado “18 noites pelos Açores, Madeira e Mediterrâneo”, e que para além desta escala em Ponta Delgada incluiu escalas na Praia da Victoria no dia 3 e Horta no dia 4 e incluindo pela primeira vez uma paragem em Vila do Porto no dia 6, numa clara demonstração como as ilhas mais pequenas estão cada vez mais a despertar o interesse principalmente das operadoras alemãs.
Foi construído em 1973 nos estaleiros finlandeses de Wartsila em Helsínquia na Finlândia para a Royal Viking Line e desde 2004 que passou a integrar a frota desta operadora alemã. Possui 28.518 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 205,5 metros de comprimento, 25,2 metros de boca e 7,5 metros de calado, sendo a sua capacidade de alojamento de 850 passageiros e 340 tripulantes.
Amanhã dia 7 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber o BOUDICCA da popular operadora inglesa Fred Olsen Cruises Lines, numa escala inserida num itinerário intitulado “ 14 Nights Azorean Islands Discovery”, em que os Açores assumem um lugar de destaque. Neste cruzeiro o navio irá visitar os portos da Praia da Victória no dia 4 e Horta no dia 5, com a curiosidade de pernoitar naquela cidade faialense, o que assim permitirá que os seus passageiros possam também visitar a ilha do Pico.
Tal como o seu irmão Albatros, o BOUDICCA Foi construído em 1972 nos estaleiros finlandeses de Wartsila em Helsinquia na Finlândia igualmente para a Royal Viking Line e desde 2006 que passou a fazer parte desta popular operadora britânica. Possui 28.518 toneladas de deslocamento sendo as suas dimensões 205,5 metros de comprimento, 25,2 metros de boca e 7,5 metros de calado. Possui capacidade de alojamento é de 900 passageiros e 363 tripulantes.
No dia 10 será a vez de Ponta Delgada vestir as suas melhores galas para receber pela primeira vez o luxuoso navio de cruzeiros SEVEN SEAS NAVIGATOR, um dos navios da aclamada Regent Seven Seas Cruises, uma das empresas Premium do grupo Norwegian Cruise Line Holdings Lda, sediada em Miami e pertença de um grande grupo económico com capitais asiáticos.
Este escala inaugural em Ponta Delgada está inserida num extenso cruzeiro de 60 noites iniciado em Montreal a 18 de Agosto e que levou aquele luxuoso paquete a visitar diversos portos da Groenlândia e Mar do Norte, terminando este inovador cruzeiro em New York no dia 17 do corrente mês, depois das escalas em Ponta Delgada e no dia seguinte na cidade da Horta.
Construído em 1999 nos famosos estaleiros Moriotti em Itália o SEVEN SEAS NAVIGATOR possui 28.803 toneladas de deslocamento. As suas dimensões são 170,6 metros de comprimento, 24,8 metros de boca e um calado de 7,5 metros. Tem capacidade para receber até 504 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 326 elementos.
Sobre o navio podemos dizer que estamos perante um paquete com os mais altos padrões de luxo e conforto, a que se alia um serviço de alta qualidade, não fossem os paquetes da Regent Seven Seas Cruises destinados a uma clientela de alto poder económico. Basta dizer que para o segmento final deste cruzeiro de 11 noites entre Lisboa e Nova York com paragens nas cidades do Funchal, Ponta Delgada e Horta os preços começam nos  5.400 USD nas suites normais e acabam nos 7.200 USD para Penthouse suite.
No dia 11 teremos um dia com dois navios de cruzeiros em Ponta Delgada.
O ARCÁDIA, um dos mais populares navios de operadora inglesa P&O visita Ponta Delgada no âmbito de um cruzeiro de 24 noites com destino às Caraíbas iniciado no dia 7,  e que no seu regresso a Southampton inclui também uma paragem no porto da Praia da Victória no dia 27 do corrente mês.
Construído em 2005 nos estaleiros de Fincantieri na Itália, o ARCADIA possui 86.799 toneladas de arqueação bruta. Tem como dimensões 289.8 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 7,8 metros de calado. Tem capacidade para receber 2.086 passageiros em ocupação normal, sendo a sua tripulação composta por 880 elementos.
O outro visitante desse dia será o ASTORIA de 1948, que é neste momento o navio de cruzeiros mais antigo ainda a navegar. Esta escala em Ponta Delgada está inserida num cruzeiro transatlântico de 13 noites iniciado em Guadalupe no dia 3 e que irá terminar em Marselha, tendo igualmente prevista uma escala na cidade da Horta no dia 10. Devemos salientar que o ASTORIA está fretado por um período de um ano pela operadora francesa Rivages du Monde. 
Construído no já longínquo ano de 1948 nos estaleiros de Gotaverken na Suécia, desloca 16.144 toneladas. Tem como dimensões 160,10 metros de comprimento e 21 metros de boca. Possui alojamento para 492 passageiros em ocupação normal, que poderão chegar aos 552 passageiros em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 300 elementos. 
No dia 13 as Portas do Mar irão receber o navio de cruzeiros BREMEN, uma das unidades de expedição da aclamada operadora germânica Hapag Lloyd. Esta escala está inserida num cruzeiro iniciado em Lisboa no dia 10 e que contempla igualmente escalas nas ilhas de São Jorge, Faial e Terceira.
O BREMEN foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries no Japão em 1990. Desloca 6.752 toneladas de arqueação bruta. Possui como dimensões 111,50 metros de comprimento e 17 metros de boca. Tem capacidade de alojamento para 185 passageiros e 94 tripulantes.
Para o dia 18 esta reservada a escala no terminal de cruzeiros das Portas do Mar do EUROPA2, da operadora alemã Hapag Lloyd, um dos navios mais pontuados pelo Berlitz Guide2017, estando mesmo classificado como o 4º melhor navio de cruzeiros do mundo. 
Esta escala na capital micaelense está inserida num roteiro transatlântico de 12 noites, que se inicia em Lisboa no próximo dia 15 e que para além de Ponta Delgada terá igualmente uma escala em Kings Wharf na Bermuda, terminando o itinerário no dia 26 em New York.
O Europa 2 foi construído em 2013 nos estaleiros franceses de STX Europe em St Nazaire. Possui 42.830 toneladas de arqueação bruta. As suas dimensões são 225,38 metros de comprimento, 26,7 metros de boca e 6 metros de calado. Todos os seus alojamentos em suites com varanda têm capacidade para receber 516 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 370 tripulantes. 
No dia 20 está agendada para uma das escalas mais aguardadas em 2017 em Ponta Delgada.
Com efeito o NORWEGIAN GETAWAY, uma das mais recentes unidades da famosa companhia norte-americana Norwegian Cruise Line impressiona pelas suas modernas e arrojadas linhas, a que se alia uma decoração exterior que desperta muita atenção e curiosidade. Esta sua paragem na nossa cidade faz parte de um cruzeiro transatlântico de 14 noites entre Copenhaga na Dinamarca e Miami, seu porto base, sendo Ponta Delgada o único porto em Portugal que irá receber este excelente navio no final deste seu primeiro regresso ao velho continente.
Construído nos famosos estaleiros alemães Meyer Werft em Papenbourg, entrou ao serviço em Fevereiro de 2014. Com 145.655 toneladas de arqueação bruta possui 325,5 metros de comprimento, 39,7 metros de boca e um calado de 8,8 metros, oferecendo uns impressionantes 18 decks para passageiros. Tem capacidade de alojar cerca de 4.000 passageiros em ocupação normal que podem chegar aos 5.100 em ocupação máxima. A sua tripulação é de perto de 1.650 elementos, o que por si só atesta a grandeza deste extraordinário paquete, que tem merecido os melhores elogios dos “média” da indústria de cruzeiros.
No dia 22 será a vez de Ponta Delgada receber o AIDAmar, um dos navios da famosa operadora alemã Aida Cruises, inserida num cruzeiro transatlântico de 18 noites entre a cidade de Hamburgo e a cidade de New York, antes da sua ida para as Caraíbas aonde fará a época de Inverno.
Construído nos estaleiros alemães Meyer Werft em Papenbourg, na Alemanha tendo entrado ao serviço em 2012. Possui 71.304 de arqueação bruta. Sobre as duas dimensões realce para os 251,90 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 7,3 metros de calado. Possui alojamento para 2.500 passageiros em ocupação máxima e 634 tripulantes. 
As escalas do mês em Ponta Delgada irão terminar no dia 28 com a escala inaugural no terminal de cruzeiros das Portas do Mar do paquete holandês VEENDAM da companhia Holland America Lines. Esta escala em Ponta Delgada no dia 28 e no dia anterior na cidade da Horta marca o regresso deste paquete à Europa, aonde não vinha desde 2007 e estão inseridas num cruzeiro denominado “21 Nights Atlantic Adventurer”, que se inicia no dia 20 em Fort Laudardale na Flórida e que irá terminar no próximo dia 10 de Novembro em Civitavecchia (Roma).
Construído em 1996 nos estaleiros de Fincantieri em Itália, possui 55.451 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 219,24 metros de comprimento, 30,8 metros de boca e 7,6 metros de calado. A sua capacidade normal é de 1266 passageiros, podendo ir até aos 1.613com a ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 618 elementos. 
fotos- André Moura, João Loureiro, Antonio Silva
texto- António Silva 

Sem comentários: