sábado, 21 de outubro de 2017

NORWEGIAN GETAWAY - Uma das escalas mais aguardadas de 2017 nos Açores

Foi com um excelente dia que Ponta Delgada deu as boas vindas ao NORWEGIAN GETAWAY da operadora norte americana Norwegian Cruise Line, naquela que é talvez a escala mais mediática  de navios de cruzeiros nos Açores em 2017.
A bordo viajam 3.782 passageiros e 1.594 tripulantes que durante as horas em que o navio permaneceu atracado deram à cidade um interessante e desusado movimento, demonstrando mais uma vez que o turismo de cruzeiros é um nicho muito importante do turismo, e merece ser acarinhado pelas autoridades regionais com responsabilidades no turismo, coisa que no nosso entender não se está a verificar.
Mais uma vez, e a convite da CMJ Rieff & Sons, o ACC esteva a bordo para a cerimónia de troca de placas com o comandante e principais oficiais daquele navio. 
Durante o agradável encontro, foi manifestado pelo Capitão do navio o seu agrado pela sua primeira visita a São Miguel, elogiando a infraestrutura do terminal das Portas do Mar e a sua proximidade à cidade, e manifestando o desejo para que a NCL possa continuar a ter nos Açores um importante porto de escala para os seus navios.
De salientar que o seu Hotel Director é de nacionalidade portuguesa, tendo igualmente manifestado a sua admiração pelo que lhe era dado a admirar desde a ponte de comando do navio, e divulgando a sua intenção de visitar a nossa ilha num futuro próximo.
O navio foi inaugurado em Fevereiro de 2014, tendo sido construído pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha. Aquando do seu lançamento, o Norwegian Getaway era o 9.º maior navio de cruzeiros do mundo, estatuto adquirido graças às 145 mil toneladas de arqueação bruta, 326 metros de comprimento, 40 metros boca e 8,8 metros de calado. Também a grande dimensão faz-se notar na capacidade para acomodar mais de 4 mil passageiros e 1646 tripulantes.
Desde que iniciou actividade, tem operado a partir de Miami para vários itinerários nas Caraíbas. Este ano, e pela primeira vez, realizou a temporada de verão na Europa, tendo como homeport Copenhaga.
Neste seu reposicionamento, o imponente paquete realiza uma travessia atlântica entre Copenhaga e Miami, com escalas em Ponta Delgada e King's Wharf.
A título de curiosidade refira-se que, o concretizar desta visita, implica que Ponta Delgada se torne, até à data, no único porto nacional a receber o referido navio.

fotos  : Eduardo Silva, Manuel Botelho, Élvio Gouveia, André Moura, António Silva
textos: António Silva/André Moura 

Sem comentários: