sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Memórias: Black Watch



   

Categoria: ***+
Companhia: Fred. Olsen Cruise Lines
Operadora:
Fred. Olsen Cruise Lines
Construtor: Wartsila (Finlândia)
Ano  de Construção: 1972
Tonegagem: 28,613 t
Comprimento: 205m
Boca: 25m
Calado: 7,5m
Potência: 2x Diesel-Electric Pods combinado 13,400 kW
Velocidade de serviço: 18,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 868
Elementos de Tripulação: 350
Oficiais: Escandinavos
Vida  a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bahamas


Construído no já longínquo ano de 1972, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o primeiro navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Star, e era de menores dimensões e capacidade do que a actualidade, pois acabou por ser aumentado, em 1981, em cerca de 28 metros. Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias. Até à denominação actual, o Black Watch já navegou como Westward e também como Star Odyssey.



    
Este navio, agora pertença do armador Fred Olsen Cruise Lines, mede 205 metros de comprimento, 25 metros de largura, desloca 28,613 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 868 passageiros com 350 tripulantes. Possui 8 decks de passageiros, com 421 cabines, 43 das quais têm varanda privada, 383 têm janela e 48 são interiores. Destaque para o facto do navio dispor de 38 cabines para pessoa só.
    


Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o navio ostenta uma decoração elegante e sóbria, sem os luxos de quando foi inaugurado, em 1972, mas ainda assim proporciona um ambiente confortável e agradável em espaços como o Braemar Room & Garden, Observatory, o restaurante Glentanar, The Orchid Room, Cinema ou o Neptune’s Lounge.



Não obstante os seus 40 anos, estamos perante um dos navios que pertence a uma geração de paquetes clássicos, que, infelizmente, começam a rarear nos nossos mares. Por curiosidade, refira-se que o seu nome foi inspirado no famoso regimento escocês – Scottish Black Watch.


Fred. Olsen Cruise Lines

Sem comentários: